A pressa é inimiga da perfeição?
A pressa é inimiga da perfeição?
Vamos começar pelo coelho. Brasileiro que se preze sempre pensa em esculhambação. Eu não posso fugir à regra. Por isso coelho lento deixa a coelha ao relento. O jogador de xadrez rápido não come nem peão quanto mais torre e rainha. Onde quero chegar nem mesmo eu sei. Aliás, me lembrei.
Participo normalmente de torneios de dominó, que são realizados todas as quartas-feiras. Já estamos no vigésimo torneio.
Fui campeão três vezes e vice outras quatro. Sou o terceiro do ranking dentre 45 que já participaram o que define – há de se concordar – que sou um bom jogador.
Os açorianos tem como mania de diversão duas coisas, que não são normais em outras cidades brasileiras: jogar dominó e passear com passarinhos.
Saia, cedo de casa no domingo e percorra algumas quadras na Grande Florianópolis. Com certeza você encontrará algum ilhéu com a gaiola pendurada no dedo, admirando o curió ou o coleiro cantando. Se for depois das dez horas, encontrará algum bar aberto e lá estarão quatro marmanjos em torno de uma mesa jogando dominó. Lá pelas onze e meia o ônibus para Paulo Lopes já passou e serão vários bares e várias mesas lotadas, e alguns campeonatos se realizando.
O cara que é bom no dominó não demora a jogar a pedra. Dentro de alguns segundos ele decide e joga aquela que considera a melhor opção. Poderá estar errado em sua escolha? Sim, todos erram. Na decisão do que fazer não há exceção, sempre alguém errou na vida, e na sua maioria, mais de uma vez.
Já aquele que demora, está em dúvida sobre qual pedra jogar e sempre que alguém tem dúvidas, as chances de acertos são menores. Basta ver a colocação no ranking dos que mais demoram a jogar em nossos torneios.
Sabem algumas explicações dos que demoram quando somente uma pedra cabe no jogo? “Eu quero ver qual a sequência que poderá vir!”, eles exclamam sem um pingo de vergonha.
Meu São Cipreste, minha Santa Efigênia, se ele jogar rápido, mais rápido terminará a contenda e não precisará quebrar a cabeça.
Outra justificativa é a de que tentará enganar o adversário, mas segundo alguns especialistas ele está enganado mais facilmente o parceiro, que com a demora não entende mais a jogada.
Outra coisa interessante no dominó é a figura do peru, aquele que fica vendo o jogo, e sempre se mete no final para opinar.
Diz-se que o melhor jogador de dominó é o peru, pois ele vê dois jogos ao mesmo tempo e às vezes até três ou quatro, que é quando, ele se levanta e roda a mesa toda, feito um peru de verdade. Se esse peru está bebendo há mais tempo, atrás de um cara que demora, certamente vai ficar mais bêbado rapidamente.
Concordo com a opinião de um colega meu que para certas pessoas tem que ter cronômetro, caso contrário ele não participará do próximo torneio. Eu, particularmente, provavelmente não deixarei de participar porque sou fanático pelas quartas e, se somente ele não participar, eu poderei galgar mais uma posição no ranking.
Aroldo Arão de Medeiros
01/04/2006