CLÃ DE MESECH (Gênesis 10:2)

OS MOSCOS, como eram conhecidos OS MESKHETIOS pelas fontes assíria e grega, foram um povo obscuro assentado na Ásia Menor durante o mundo metálico babilônico a.C..

Hecateu de Mileto († 480 a.C.) fala dos Moscos como colcas, situados próximos do reino de Matiene.

OS MESHCHERA eram pescadores, caçadores e artesãos de bronze habilidosos. Eles não gostavam de cultivar suas terras, embora soubessem como fazê-lo. Eles definitivamente divinizaram a natureza ao seu redor com várias de suas criaturas e especialmente as aves aquáticas. Eles mantiveram a sua economia primária sustentável durante centenas de anos. Eles estavam felizes com seu próprio estilo de vida e não desistiram rapidamente. Deram o seu nome à vasta área do centro da Europa do Leste e a sua língua extinta ainda existe nos nomes de alguns riachos, rios, e aldeias.

Os Moscos aparentemente se moveram para o decadente Império Hitita no século XII a.C., completando sua queda, juntamente com outros povos do mar. Eles se estabeleceram em um reino neo-hitita, o Reino da Capadócia. Juntamente com os hurritas e kaškaš, invadiram as províncias assírias de Alzi e Puruhuzzi por volta de 1 160 a.C., mas foram repelidos e vencidos por Tiglate-Pileser I em 1115 d.C..

No século XIII a.C., Tabal se tornou a mais influente das potências pós-hititas. Sob o governo do rei Mita, os Moscos viria a fazer uma aliança com Tabal e Carquemis. Ambaris de Tabal era diplomaticamente casado com uma princesa assíria, e recebeu a província de Cilícia (Hilacu). Em 713 a.C., porém, Ambaris seria desposto e Tabal se tornaria uma província assíria. Os Moscos então ressurgiriam como aliados da Assíria, e Sargão da Acádia citava Mita como um amigo.

Após a invasão dos Cimérios, com Sargão da Acádia morto, os Moscos, sob o governo de Mita, podem ter participado da campanha assíria e forçados a fugir para a Anatólia ocidental.

Rusas II de Urartu lutou contra os "muški-ni" a oeste. Antes, porém, ambos formaram uma aliança contra os Assírios.

O primeiro documento russo que menciona os meskhetios é Tolkovaya Paleya. A tribo também foi frequentemente mencionada nas crônicas russas e em outros documentos anteriores ao século XVI. O testamento do príncipe Ivan Ivanovich de Moscou († 1358 d.C.) menciona a aldeia de Meshcherka que, como podemos aprender em outro documento, foi comprada do príncipe indígena meshcheriano Alexander Ukovich. Há algumas indicações de que esta dinastia meshcheriana ocidental foi convertida à ortodoxia e era vassala dos príncipes de Moscou. Possivelmente, os boiardos súditos da oligarquia Romanov (1613-1917 d.C.) escendem de nobres meskhetios. O dogma de Lapinski de que os grandes russos não são eslavos foi defendido com toda a seriedade, em bases linguísticas, históricas e etnográficas, por Duchinski: Rússia seria um nome “usurpado pelos moscovitas”.

Desde o mundo feudal germânico pós-romano d.C., OS MESKHETIOS se instalaram no interior do reino cristão ortodoxo turco-mosco da Geórgia e no interior do império cristão ortodoxo pan-eslavo da Rússia (etnicamente divisível em três nações modernas: Ucrânia ou “Rússia Menor” dos Eslavos, Belarússia ou “Rússia Branca” dos Russianos, e Moscóvia/Meshcherya ou “Rússia Maior” dos Moscovitas/Meshchera).

Um Escribão do Crioulistão
Enviado por Um Escribão do Crioulistão em 19/06/2024
Reeditado em 21/06/2024
Código do texto: T8089148
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.