UM OBSERVADOR, APENAS

Faz 3 meses que não produzo, qualquer texto, pois a cirurgia de Catarata, de ambos os olhos, à qual fui submetido me obrigou a um período de preparação que durou de março até abril quando operei a primeira vista e cuidados especiais de abril até 12 de junho quando operei a segunda vista. Com grande melhora na visão serei obrigado, no entanto, a manter todos os cuidados até 18 de julho quando farei a avaliação oftalmológica para ver se vou precisar ou não, do uso óculos.

Nesse período me dediquei a ser um observador dos fatos da minha comunidade, do meu estado e do meu pais e para não armazenar lixo mental, descartei os de menor importância e guardei o mais relevantes, sobre os quais me permito fazer breve comentários para não entediar os meus leitores e amigos.

Em março no dia 31 eu não vi, como era acostumado a ver, o ufanismo das Forças Armadas do Brasil, fazerem qualquer menção ao aniversário Revolução de 1964.

Em abril, no dia 21 não vi qualquer referência ou homenagem a figura de Tiradentes nosso símbolo maior e mártir dos princípios de Liberdade que lhe nortearam, na sua época e que nortearão, sempre, o coração a alma e coragem de nosso povo.

No dia 22 não ouvi e nem vi qualquer menção ou comemoração pelo dia do descobrimento do Brasil data mais importante para nosso povo e para nossa Pátria.

Ainda em abril vi as violentas chuvas que se prolongaram até meados de maio e eu encheram os rios e inundaram quase todo o Rio Grande do Sul, destruindo casas, cidades e vidas...

No dia 1º de maio não vi qualquer movimento para comemorar o Dia do Trabalhador personagem que sua inteligência, seu vigor, sua pertinácia, construiu, constrói e continuará a construir a grandeza e a riqueza do Brasil.

Concluindo, fico na dúvida se a ausência de manifestações, nas dadas mencionadas, é fruto de um processo de desvalorização dos fatos históricos nacionais- necessários para a implantação de um novo tempo-, ou se são produto da nostalgia, da saudade, de quem cresceu vendo-os acontecerem....

ERNER MACHADO
Enviado por ERNER MACHADO em 19/06/2024
Código do texto: T8089029
Classificação de conteúdo: seguro