Entre Sem Bater - A Estupidez

Arnaldo Jabor disse:

"... o Brasil está tonto, perdido entre tecnologias Novas cercadas de miséria e estupidez por todos os lados ..."(1)

Arnaldo Jabor foi um escritor e jornalista que teve uma carreira de sucesso, sobretudo a partir de sua posição na Rede Globo. Sua crítica ácida à política e seu trabalho artístico cultural era, sem dúvida, polêmico e antagônico. Em muitas questões revelava pouca paciência com a estupidez. Suas crônicas televisivas e curtas eram sempre com muitas entrelinhas que exigiam reflexão e interpretação.

A ESTUPIDEZ

A palavra estupidez não precisa estar acompanhada de nenhuma outra para definir o que pensamos. Dizer ou escrever, por exemplo, a expressão estupidez humana é um contrassenso inominável. É um atributo humano que deveria estar incluso entre os pecados capitais, especialmente neste mundo moderno de tecnologias e estultícia.

Os sinônimos são poucos, mas as palavras que podem amenizar a gravidade das coisas ruins(2) que afligem os estúpidos são muitas. Muitos pensadores, famosos e anônimos utilizam a estupidez como pensamentos, aforismos ou paráfrases. Certamente, uma coletânea de pensamentos(*) com o tema estupidez teria um volume para cada autor, de A a Z.

PENSAMENTOS

Alguns que podem merecer destaque, e se alinham com a ideia que Jabor transmitiu, referindo-se ao Brasil, são:

"A estupidez não está de um lado e o espírito do outro. É como o vício e a virtude; sagaz é quem os distingue." Gustave Flaubert

"A ociosidade é a estupidez do corpo e a estupidez é a ociosidade da mente." Johann G. Seume

"Quando perco a paciência só me resta o sarcasmo e ironia para me defender da estupidez de algumas pessoas."  Eduardo Volpato

⁠"É difícil imaginar um modo mais estúpido ou mais perigoso de tomar decisões do que colocar essas decisões nas mãos de pessoas que não pagam nenhum preço por estarem erradas." Thomas Sowell

"Às vezes confundem a estupidez e a chamam de ignorância. Um grande erro. Todo estúpido é ignorante, mas nem todo ignorante é estúpido." Brenon Salvador

"Diante da força e da estupidez não há argumento. Por mais que tenhamos razão, devemos abrir mão dela e fazer uso do bom-senso." Francis Iacona

"É mais fácil acabar com a 3 ° Guerra Mundial , do que acabar com a estupidez de um debate político em rede social." Gislene Pascutti

Como destaquei anteriormente, são centenas de pensamentos, mas que, com estes tempos modernos, colocam as pessoas sob exposição cruel. Somos, com toda a certeza, vítimas da estupidez com premeditação e até de comportamentos que se assemelham, mas não são intencionais.

BABEL E CACOFONIA

O país está como uma mosca que cai numa teia de aranha virtual, onde a informação se mistura com desinformação. Inquestionavelmente, a opinião das pessoas se confunde com o ódio e a polarização se torna a norma surreal.

As plataformas digitais, que deveriam ser o caminho da democratização da informação e do poder, transformaram-se em campos de batalha ideológica. Algoritmos determinam as bolhas de informação, aprisionando indivíduos em ecossistemas de suas próprias convicções. Desse modo, a discordância é um diabo alvo de destruição e o diálogo se torna raridade.

Nesta babel tecnológica, as pessoas brigam até para defender esta ou aquela plataforma, numa disputa estéril onde ganham os manipuladores. A massa ignara não tem a mínima noção do que acontece quando reproduz uma mentira da rede social X (ops!) noutra plataforma.

A cacofonia é tamanha que a briga pode ser, por exemplo, pela quantidade de caracteres que a estupidez de cada um permite. Em outras palavras, quantos menos caracteres um perfil demonstrar toda a sua estupidez, melhor para compartilhar.

Perdemos !

TEMPOS MODERNOS

Nesse ambiente tóxico, a estupidez e a superficialidade das manifestações ganham terreno. Opiniões a partir de memes e frases de efeito tomam o lugar de análises sérias ou com base em fatos. A busca por um clickbait(3) e engajamento impulsiona a criação de conteúdo vazio e sensacionalista. Assim sendo, o sucesso é de quem explora as emoções mais básicas, como o medo, a raiva e a indignação.

A polarização se infiltra em todos os aspectos da vida social, desde a política até as relações interpessoais. Debates se transformam em brigas inúteis, e o objetivo não é o consenso, mas silenciar o outro e impor visões estúpidas de tudo. A empatia e o respeito à divergência se esvaem e, como se não bastasse, dão lugar à intolerância e ao tribalismo digital.

As consequências dessa cacofonia digital são graves e estão totalmente sem controle.

O debate público se torna improdutivo, impedindo o desenvolvimento de soluções para os problemas reais do país. A confiança nas instituições é corroída, alimentando o sentimento de cinismo e apatia entre a população. A violência, tanto física quanto verbal, aumenta, impulsionada pelo discurso de ódio e pela desinformação.

Certamente, quando uma lei sobre melhoria na educação cede lugar no legislativo à uma lei que alivia para estupradores, é fim de linha. A nossa sociedade não somente é uma babel, não somente fala muita merda, mas apodrece, tamanha a sua estupidez.

O FUTURO

Miseravelmente, vemos prosperar nas redes sociais e grupos de plataformas digitais os monoteístas deixando tudo nas mãos de um deus. Um único deus está, surpreendentemente, ao lado do estuprador e da mulher que sofreu estupro. E, como se não bastasse, estes déspotas de púlpito ainda querem criminalizar as vítimas, negras e pobres.

Desse modo, é urgente que busquemos um caminho para sair desse labirinto virtual sem educação, sem cultura e com fanatismo religioso. É preciso redescobrir a importância do diálogo, da escuta ativa e do respeito às diferenças. Precisamos aprender a discernir fatos de ficção e mitos, a buscar informações confiáveis e a analisar criticamente o conteúdo que consumimos.

A educação crítica e midiática é fundamental nesse processo. Devemos tentar ensinar às novas gerações como navegar no mundo digital com discernimento e cuidado, sem desprezar a experiência real. Insistir para que a geração mimimi identifique vieses e manipulações que aceitam sem refletir ou pensar.

É, sobretudo, necessário que as pessoas aprendam a construir uma opinião própria, a partir de fatos e argumentos, separando as versões e opiniões.

PLATAFORMAS E TECNOLOGIA

Por outro lado, as próprias plataformas digitais devem assumir sua responsabilidade no combate à desinformação e ao discurso de ódio. Algoritmos mais transparentes, medidas contra a proliferação de conteúdo falso e campanhas de conscientização são essenciais.

O futuro do Brasil depende da nossa capacidade de superarmos essa era de polarização e superficialidade digital. Devemos construir ambientes virtuais onde a informação seja confiável, o debate seja respeitoso. Contudo, não devemos abandonar os espaços onde impera a mentira pois não devemos tirar os olhos de déspotas e enganadores.

A responsabilidade por essa mudança está, inquestionavelmente, em nossas mãos. Cada um de nós fará a diferença se usar as redes sociais com consciência, com informações de qualidade e promovendo diálogos honestos.

Nem todos no país estão perdidos como sugere Jabor, mas as perspectivas, pelo andar da carruagem, são nefastas. É uma prerrogativa dos insensatos(4) praticar a estupidez, e contra isso não existe vacina, é uma doença autoimune. A bestialidade, boçalidade e adjetivos menos elogiosos é uma característica deste povo que está no comando das mentes fracas.

Não podemos perder mais do que já perdemos no retrocesso dos últimos anos...

"Amanhã tem mais ..."

P. S.

(*) A autoria dos pensamentos não tem confirmação e são cópias do que portais específicos de frases (Quotes) da Internet reproduzem.

(1) "Entre Sem Bater - Arnaldo Jabor - A Estupidez" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/06/18/entre-sem-bater-arnaldo-jabor-a-estupidez/

(2) "Entre Sem Bater - Eva Sopher - As Coisas Ruins" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/06/14/entre-sem-bater-eva-sopher-as-coisas-ruins/

(3) "Entre Sem Bater - Cathy O´Neil - O Clickbait" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/10/28/entre-sem-bater-cathy-oneil-o-clickbait/

(4) "Entre Sem Bater - Anonymous - Prerrogativa dos Insensatos" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/02/10/entre-sem-bater-anonymous-prerrogativa-dos-insensatos/