Pintando o sete

Há uma aura de magia envolvendo o 7. Em muitas culturas, é o número da perfeição, soma do 3, espiritualidade da divina trindade, masculino e o 4, associado à matéria e feminino. 7 seria assim o símbolo da totalidade do espaço e do tempo, fusão do espiritual e material, união do masculino e feminino. Refletir sobre o 7 é embrenhar-se nos simbolismos universais.

Os sete dias da semana aludem à plenitude da vida terrena e a importância do ócio: após criar o mundo em 6 dias, Deus descansou no sétimo.

Diz o dito popular que o gato tem 7 vidas: como gatos, temos todos a chance de arriscar, errar, tentar novamente...

Jesus Cristo orientou Pedro a perdoar o irmão pecador "setenta vezes sete", exortando-nos à prática do perdão e libertação das mágoas se esperamos ser desculpados por nossas próprias faltas.

Com 7 notas musicais são compostas todas as melodias do universo, alegria e quietude para o espírito.

Com as 7 peças do Tangran chinês somos capazes de formar mais de mil e duzentos figuras diferentes, demonstrando a mutabilidade das coisas.

O branco se decompõe nas 7 cores do arco-íris, lembrando-nos de enxergar além das aparências.

O livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” , de Stephen Convey dá dicas sobre os principais sustentáculos da existência humana, o trabalho e a busca da felicidade.

Poderia falar ainda das 7 maravilhas do mundo antigo, das 7 virtudes humanas ..

Sobre os 7 pecados capitais recentemente circulou na internet uma historinha. Tem gente que até hoje, ao escrever o 7, coloca um tracinho horizontal cortando a vertical axial. Oficialmente, este tracinho não existe. A origem do hábito remonta aos tempos bíblicos de Moisés no Monte Sinai, quando lhe foram ditados, diretamente de Deus, os 10 mandamentos. Em alta voz, Moisés foi lendo os mandamentos um a um, para a multidão que o escutava atenta. Quando chegou ao sétimo, leu: “ Não adulterarás”. Um breve silêncio e a multidão revoltada ( formada somente de homens, por certo) grita em coro: “ Risca o 7. Risca o 7!”

Praticar ou não o sétimo mandamento é decisão pessoal e intransferível. ” São demais os perigos dessa vida pra quem tem paixão”, cantou Vinicius. De qualquer modo, na hora de bolar uma desculpa bem crível, lembre-se que 7 também é número de mentiroso.

setembro/2007

Maria Paula Alvim
Enviado por Maria Paula Alvim em 08/01/2008
Reeditado em 08/01/2008
Código do texto: T808862
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.