O Pé de Carambola

Ficava na porta da casa velha. A casa centenária está em ruínas, mas o pé de carambola segue firme. Enorme e carregado, com as carambolas grandes e doces.

Resistindo ao tempo, já conheceu cinco gerações daquela casa. É parte da história da família. Viu o nascimento e crescimento de todos os filhos, e a chegada dos primeiros netos e bisnetos. Sua sombra foi o abrigo nas rodas de conversa, nas festas , e nos descansos casuais. Sinto falta das reuniões no Natal e ano novo,na roça. Com o tempo, a família diminuiu, alguns já não estão mais entre nós, outros tantos estão ocupados demais pra se juntar pra passar o Natal ou Ano Novo. Não é novidade, eu mesmo me limito a um dia no final de semana, quando é possível ainda.

Meu lugar preferido pra sentar era e ainda é embaixo do pé de carambola, saboreando as carambolas. Até hoje eu faço isso, nas raras vezes que vou à roça. Agora geralmente sozinho, a nova geração tem medo até de formigas, e não tem coragem de sentar no chão pra comer carambola e desfrutar da sombra. Talvez seja receio de sujar a roupa, ou dificuldade em largar o celular também, agora que tem internet wi-fi na fazenda...

É uma beleza surreal, fica tão carregado de frutas, que os galhos pendem para baixo e todas as carambolas estão à altura das mãos.

Essa simplicidade da vida no campo é contagiante, e a possibilidade de apanhar frutas naturais não tem preço.

Engraçado que a primeira coisa que meus parentes falam quando me chamam pra roça, é que o pé de carambola está carregado. Enquanto os outros se interessam pelos cocos, eu fico no pé de carambola. Côco eu tenho no meu quintal...

Sei que o pé de carambola tem mais de cem anos, não tenho ideia de quem o plantou, mas agradeço muito por isso. A sua sombra,traz uma paz inigualável, no silêncio do pomar, não se escuta quase nada, um grito ou outro dos perus é ouvido longe. Uma hora ou outra um berro de um boi...

São os sons do campo, um calmante natural. Um oásis em meio a vida urbana.

A paz, descansa na simplicidade da sombra de um pé de carambola.

Abreu Lima
Enviado por Abreu Lima em 18/06/2024
Código do texto: T8088207
Classificação de conteúdo: seguro