Três horas de agônia

Lourenço e Benedito eram carpinteiros e foram chamados para trabalhar na fazenda do seu Joaquim,  cuja esposa, dona Balbina,  queria surpreender o maridão com a feitura de um rancho novo, enquanto ele estava viajando pra Cachoeira do Arari, fazendo vistoria noutra fazenda.

Então cedo, os contratados chegaram e começaram logo a trabalhar.

Lá pelas dez e meia, dona Balbina mandou a empregada chama-los para comer um charme frito com leite.

Disse a empregada:

- seu Lourenço,  a patroa mandou chamá-los pra comer um pouco.

Como era cedo e o seu Lourenço gostava de comer só ao meio dia   falou:

- não minha filha...diga a sua patroa,  que ainda é cedo e não  estamos com fome.  Mais tarde a gente almoça.

E a mocinha se foi com o recado a sua patroa.

O tempo passou e ao meio dia,  Benedito do alto do telhado falou:

- ei Lourenço, como você está si em baixo, veja a que horas vai sair a comida?... Já estou faminto.

E assim, Lourenço foi até a área da cozinha e não encontrou ninguém. Chamou, chamou dizendo:

- oi, oi, ô de casa, que horas vai sair o almoço?...

E nem um sussuro foi ouvido. Apenas o vento transladando as  palmeiras de açaí faziam alarido, com a fonte despejando água no balde, que cheio, entornava no chão e o ronco initerupto das mulheres no barracão.

Lourenço voltou sem fazer alarde e disse a Benedito:

- meu mano, na cozinha e nem na dispensa, não há uma viva alma. Acho que as mulheres estão dormindo.

Disse Benedito:

- e agora?... to morrendo de fome.

Completou lourenço:

- e eu...to pra desmaiar aqui.

Lá pelas três da tarde dona Balbina levanta e vai lá com os homens perguntar se querem comer algo. Ação imediatamente exposta pelos homens em desespero:

- sim senhora, estamos com muita fome. Naquela hora não estavamos, pois pensavamos, que iria ser servido o almoço ao meio dia.

Que a senhora compreendendo o fato mandou explicou:

-desculpe, mas aqui a gente almoça as dez e meia e merenda as três, logo após a cesta.

No outro dia porém, após terem aprendido a lição, quando dona Balbina mandou chamar, eles mais do que depressa, se assentaram a mesa pra fazerem a refeição.