DIA DOS NAMORADOS, UMA CRÔNICA

Enquanto os casais postavam fotinhos ao lado de seus pares, suas caras metades, este foi mais um dia dos namorados que passei sozinho. Descontando os quatro anos que vivi uma união estável, sempre estive sozinho nesta data. Meu último relacionamento começou com uma troca despretensiosa de e-mails na véspera do Dia dos Namorados. E não durou até a próxima comemoração da data.

Não que eu esteja me lamentando (muito). Como já mencionei em outras ocasiões, sou o único responsável pelos meus atos e minhas escolhas erradas. Faz parte, não vou aqui chorar pelo leite derramado nem lamentar por passar mais um Dia dos Namorados sozinho. Algumas coisas acontecem por que tem que acontecer. Ou por que contribuímos para acontecer.

Vou blasfemar contra aqueles que são felizes juntos? É claro que não.

Existem pessoas que se separam, por que a convivência tornou-se impossível. Não existe mais a obrigação de permanecer junto quando a relação morreu.

Existem pessoas que continuam juntas apesar da convivência impossível. Fazem isso por comodidade, por não querer magoar os filhos ou por não quererem repartir os bens que adquiriram juntos. Martha Medeiros, escritora que admiro muito, aborda esses assuntos em várias de suas crônicas.

E existem pessoas que são felizes juntas por décadas, por que aprenderam a ajustar suas diferenças e a conviver numa relação de amor e camaradagem.

Se minhas relações amorosas não duraram muito, se alguns relacionamentos são propensos ao fracasso, não quer dizer que o amor não vale a pena, por que vale, e muito. Me arrependo de algumas decisões erradas, mas não do que fiz em nome do amor, por que sempre mergulhei de cabeça quando o assunto era mulher.

E os relacionamentos amorosos entre pessoas do mesmo sexo também dão certo, por que aos poucos está - se vencendo o preconceito que existia com relação a esse tipo de coisa.

Que o amor sobreviva em todas as relações e que sempre exista motivo para comemorar o Dia dos Namorados com direito a um jantar romântico. E com muitas postagens nas redes sociais para comemorar a data ao lado do parceiro ou da parceira.