A Revolta do Proibido (reflexões de uma ex-fumante)

 

Assistindo a um programa na TV sobre os danos causados pelo uso do cigarro e vapes, retorno à juventude ao relembrar meus 17 anos.

Pai amoroso, naquele momento ex-fumante, em surtos autoritários:

- Se eu te pegar fumando, arrebento teus dentes!

Doce melodia aos ouvidos de uma jovem que sonhava ganhar o mundo.

À época, no meu ponto de vista, fumar rimava com independência.

Comecei fora de casa, com amigos, claro, comprando com o dinheiro economizado da mesada.

Muita bala de hortelã até voltar para casa.

A roupa nunca negou o cheiro e um dia ele, decidido, me enfrentou:

- Você está fumando?

Respondi que sim e, para minha surpresa, me presenteou com uma carteira de cigarros e uma caixa de fósforos.

Não entendi nada, mas era tarde.

Anos se sucederam, algumas tentativas inúteis de romper com o vício, sempre a responsabilizá-lo pela minha fraqueza. Ele, ia e voltava, até que parou definitivamente. No seu leito de morte fizera-me prometer que deixaria o vício.

Prometi, mas não cumpri.

Um manto de culpas descartado com a desculpa de que no leito de morte tudo seria absolvido.

Os fundamentos eram sempre os mesmos: gostava, fazia-me bem e acalmava-me (mesmo ciente de que a cada tragada o coração acelerava).

Quase 50 anos depois me rendi. Por mim e por um pouco de dignidade na terceira idade.

Há seis anos e meio, dias ultrapassados com serenidade.

E por falar em dignidade, nunca fui sedentária. Sempre pratiquei e ainda pratico exercícios físicos, o que talvez tenha me permitido uma certa estabilidade pulmonar.

Quanto ao meu pai, finalmente entendi que, as ameaças, eram o único meio do qual dispunha para me defender e quando nos reencontrarmos vamos fazer troça desta situação.

 

10 06 2024

rosangelaSgoldoni

https://rascunhosdarogoldoni.blogspot.com/2024/06/a-revolta-do-proibido-reflexoes-de-uma.html