Religião: Regressão Infantilizada

De acordo com a teoria freudiana, a crença religiosa tem suas raízes na infância, período em que indivíduos buscam figuras de autoridade como protetoras contra medos e ameaças percebidas, como o famoso "monstro do armário". Durante essa fase de dependência e vulnerabilidade, a figura paterna é muitas vezes idealizada como um herói supremo, capaz de fornecer segurança e proteção inabaláveis.

À medida que a pessoa cresce e amadurece, essa idealização da figura paterna é confrontada pela realidade, resultando em uma crise existencial. A percepção da autoridade paterna como falível e limitada pode desencadear um processo de questionamento e busca por significado mais profundo na vida do indivíduo.

Deparado com a fúria do mundo, a religião surge como uma forma de retorno a um estado de conforto e segurança semelhante ao experimentado na infância.(Regressão Infantilizada) .

Eu já vi homenzarrão orando com voz igual à criança: Ai papai...me ajuda papai do céu... .(Regressão Infantilizada)

Através da criação de representações simbólicas de entidades divinas ou sobrenaturais, como Alá, Deus, Jeová, orixás, espíritos, entre outros, as pessoas buscam lidar com os desafios e incertezas da existência humana.

Assim, todas as religiões são fundamentadas na crença em entidades imaginárias e em lugares metafísicos, proporcionando um senso de ordem, significado e proteção em um mundo muitas vezes caótico e imprevisível.

Jeferson Santos Albrecht
Enviado por Jeferson Santos Albrecht em 16/06/2024
Código do texto: T8087099
Classificação de conteúdo: seguro