RADICALIZAÇÃO TEMPORAL

Domingo, 16 de Junho de 2024.

O mundo atual, do modo e jeito em que anda, é assustador. Contudo, essa percepção foge àqueles mais novos, haja vista que a vida vivida é que concede a quem a viveu, maiores percepções. E não se está aqui querendo predomínio opinativo.

Entretanto, basta acompanhar as mudanças que sofreu este mesmo mundo. Pode-se considerá-la radical, extrema ou até absurda. Mas elas estão aí à disposição de todos. Mais ainda daqueles que prestam atenção ao que acontece ao redor.

Quase que todas as conceituações que outrora existiram, não existe mais. Daí todo esse revertério que assistimos e vivemos. E não háverá retorno. É daí pra pior. É uma questão só de tempo.

Nessas últimas três ou quatro décadas, tudo subverteu-se. Talvez os aspectos morais tenham sido os pontos onde se podem observar essas fortes mudanças. E o baque maior está na família. Mas só os de mais idades o podem perceber, haja vista que aos mais novos isso não é e nem será possível porque já nasceram nos anos mudados.

Os tempos do "a benção", "por favor", "dá licença", "sente-se aqui senhora", o jantar em família era composto com todos os seus membros, simultaneamente, as vestimentas escondiam várias partes do corpo. Principalmente o das mulheres. E segue por aí...

Em resumo, o respeito era seguido. Contudo, nos dias atuais ele não existe mais. E uma das coisas mais interessantes que se observa é o dito: "quero respeito!". É pura brincadeira. Ou gozação. Mas é isto ao qual temos que nos acostumar. Querendo ou não.

Claro que se fossem apontadas todas as mudanças havidas de décadas (ou até séculos) passadas, deveria se contar com páginas e mais páginas para isso. Mas, a nível de sugestão, seria bom que as pessoas usassem a internet para pesquisarem as mudanças que o mundo sofreu nos últimos cem anos. É um ótimo exercício para quem o fizer.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 16/06/2024
Código do texto: T8086866
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.