Xadrez

 

Aluu! Inuugujaq meus 23 fieis leitores e demais 36 que de quando em vez dão as caras no meu tabuleiro literário pra ler crônicas enxadristas. Ajudungila?

 

O melhor enxadrista brasileiro foi o gaúcho Mequinho, que chegou a ser o terceiro melhor do mundo no final dos anos 1970, até ficar doente e virar fiel católico. Ouvia muito falar dele quando estive pelo Sul do Brasil estudando, ele era de Santa Cruz do Sul.

 

Machado de Assis era enxadrista, sabiam? Pois então, olhem o tabuleiro dele na foto aí em cima (ia colocar a foto de Mequinho, mas ele é muito feio). E dizem que o gênio das letras era também muito bom no xadrez. Tuzes jogam xadrez? Eu não, mas aprecio quem joga. Só jogo damas, literal e literariamente. Ensinei a Louise a jogar damas, literal e literariamente, e ela ficou melhor que eu nos dois aspectos. Mazááá gringa!

 

Tenho um tabuleiro de xadrez bem bacana na minha biblioteca, de pedra sabão, que comprei no Brasil. Fica lá, de ornamento, pra quando chegar uma visita que joga eu agradar a pessoa. Tá, eu jogo, mas sou ruim, então, pra todos os modos, digo que não sei jogar, pois tudo em que eu não sou gênio eu digo que não sei. Já cronista eu digo que sou. Impressionante como um gênio das letras como este Bacamarte não é bom em xadrez, assim como o Assis era.

 

Tô tomando um vinho gaúcho, da vinícola Aurora, bem bom (apesar do lance aquele do trabalho análogo ao escravo). Ah, coisa boa. Se a Louise soubesse jogar xadrez ia convidar ela pra uma partida. Não estou a fim de jogar damas literariamente agora. Nem literalmente. Estou a Teresa Batista, cansada de guerra. Tuniquinho pão e vinho. E xadrez, se tivesse alguém por aí. O Feio sabe jogar, é bom, mas tá viajando. Quer dizer, é melhor do que eu, o que não significa que ele seja bom, tipo um Kasparov, um Tal, um Karpov, um Capablanca, um Fischer, um Carlsen, um Mequinho.

 

Bah, vou ler um pouco de Memorial de Aires, do Bruxo do Cosme Velho. Não tendo enxadrista, então vou ler um. Abraço.

 

Qujanaq por terem dado uma passadinha por aqui hoje. Takuss"!

 

 

---- * -----

 

 

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

 

MAIS TEXTOS em:
http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina
Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)

CARTA ABERTA aos meus caros 23 fieis leitores: 
https://www.recantodasletras.com.br/cartas/3403862

GLOSSÁRIO KALAALLISUT:

Ajuungila - Como estão?

Aluu - Olá.
Iterluarit kumoorn - Bom dia.
Inuugujaq - Boa tarde.

Nozes - Tuzes+Eu=Nozes.
Qujanaq - Obrigado.
Takuss' - Até mais.

Tuzes - Plural de tu.

 

Antonio Fernando Rollim de Braga Bacamarte

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 15/06/2024
Reeditado em 15/06/2024
Código do texto: T8086646
Classificação de conteúdo: seguro