Proselitismo

Dois velhos conhecidos encontram-se e trocam saberes sobre a vida.

- Ando preocupado com o número de fanáticos circulando não só aqui, no Brasil, como em boa parte da Europa e dos Estados Unidos.

- Você se refere aos fanáticos religiosos? Aos fundamentalistas?

- Sim, mas não só. Refiro-me aos fanáticos políticos também. Aos da extrema-esquerda e aos da extrema-direita. E aos religiosos fundamentalistas católicos e evangélicos.

- Você já observou que os radicais, apesar de estarem em polos opostos, valem-se das mesmas armas para atacar?

- Exato! O discurso dos radicais extremistas é diferente, mas as suas práticas assemelham-se. Combatem a corrupção sendo corruptores ativos ou passivos. Combatem a hipocrisia tendo conduta eminentemente hipócrita.

- Você se lembra da opinião do nosso amigo Lourival, não? De que as igrejas cristãs são as mães da hipocrisia? Lembra-se?

- Sim, como não? E Lourival ia mais além. Imputava às igrejas cristãs, o ódio entre os povos. Ele dizia que quem ousa pensar diferente das convenções é automaticamente um inimigo a ser combatido. E ele referia-se à fé.

- E mesmo assim, as igrejas produziram grandes obras de arte em tantas áreas: pintura, escultura, música, arquitetura. E foram o berço das universidades onde se investigava e onde se buscava conhecimento.

- Tanto que a igreja tem três graus: diácono, presbítero e epíscopo, e as universidades têm três graus: bacharel, mestre e doutor. As universidades inspiraram-se nos graus da igreja católica.

- E depois vieram os títulos que diferem dos graus: monsenhor, cônego, arcebispo, papa etc. E nas universidades, professor licenciado, adjunto, associado, titular, emérito etc.

- Aos poucos, o conhecimento foi ganhando força e separando-se dos dogmas. Fé e razão tornaram-se instâncias independentes, embora os defensores da fé sempre tendem a colocá-la em um patamar superior ao da razão. Proselitistas!

René Henrique Götz Licht
Enviado por René Henrique Götz Licht em 15/06/2024
Código do texto: T8086162
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.