A VERDADEIRA ESSÊNCIA DA AMIZADE

Se um dia você estiver sentado com um grupo de pessoas conhecidas e iniciar-se uma discussão sobre o papel especial que os amigos têm na vida de cada um, e, por causa da nossa amizade, começarem a surgir relatos sobre minha pessoa, peço que não permita distorções que me enobreçam ou empobreçam. Apenas preste atenção, ouça atentamente o que dizem e acrescente sua versão, sempre pautada na realidade.

Caso os elogios ultrapassem os limites do razoável, cabe a você, meu caro amigo, corrigir tal exagero. Por outro lado, se a crítica se tornar demasiada, espera-se que você, com sua lealdade, tome a palavra em minha defesa. Afinal, a amizade é uma rede de proteção, onde o apoio é honesto e mútuo.

Mas se, por acaso, alguém tentar me elevar à categoria de anjo, seria importante que você mostrasse que, embora eu possua virtudes, estou longe de ser o anjo perfeito que possam imaginar. Da mesma forma, se alguém me retratar como vil, cabe a você lembrar a todos que, embora eu carregue uma pequena dose de malícia, meu esforço sempre foi em ser bom e amigo.

Se perceber que começaram a falar mais de mim do que de outros amigos, não hesite em chamar-lhes a atenção para essa desigualdade. Afinal, todos merecem ter sua voz ouvida e suas histórias compartilhadas.

E se a saudade apertar e o desejo de conversar comigo surgir em seu coração, saiba que basta entrar em contato e eu estarei ao seu lado em um piscar de olhos. Pois a verdadeira amizade transcende a distância física e se faz presente mesmo quando estamos separados.

É nesse momento que uma reflexão me invade: espero, sinceramente, continuar sendo útil a você, meu amigo, não importa onde a vida nos leve. E caso você sinta vontade de escrever algo a meu respeito, permita-me sugerir que pronuncie apenas uma frase: “Este é um amigo que acredita em meus sonhos; ele acredita em mim mais do que eu mesmo!” Essas palavras, por si só, carregam um imenso significado, capaz de demonstrar o valor que nossa amizade possui.

E se, por algum motivo, a tristeza se abater sobre você, a ponto de lágrimas escorrerem pelo seu rosto, e eu não estiver presente para enxugá-las, não se preocupe. Peça a outros amigos que assumam esse papel, pois o verdadeiro laço de amizade é capaz de entender sua necessidade de suporte e consolo mesmo na minha ausência. E ao saber que você está sendo bem cuidado e amparado, meu coração se encherá de alívio e gratidão.

Afinal, a amizade só faz sentido quando nos traz coisas boas, quando nos aproxima e nos enche de felicidade. E cada vez que nos encontrarmos, meu amigo, eu me sentirei melhor, pois ser seu companheiro já é, por si só, um motivo de imensa alegria e satisfação.

*******

Dedicatória Inspirada no Poema “Se Eu Morrer Antes de Você” de Vinicius de Moraes

Hoje, quero compartilhar com vocês a inspiração por trás desta crônica que escrevi recentemente. Este texto foi profundamente influenciado pelo poema “Se Eu Morrer Antes de Você” de Vinicius de Moraes, uma obra que ressoa com a sinceridade e a profundidade da verdadeira amizade.

Vinicius de Moraes, com sua sensibilidade poética única, nos convida a refletir sobre a essência da amizade em seu poema. Ele descreve, com um toque de melancolia e uma boa dose de ternura, o desejo de ser lembrado com verdade e afeto pelos amigos que ficam. Sua poesia sugere que a amizade não deve ser sobre idealizações extremas, mas sim sobre reconhecer tanto as virtudes quanto as falhas do outro, sempre com honestidade e carinho.

Ao ler este poema, fui tocado pela maneira como Vinicius fala da importância de preservar a memória do amigo de forma justa e equilibrada. Ele pede que não o enalteçam nem o diminuam, mas que o recordem como ele realmente era: humano, com suas virtudes e imperfeições.

Na minha crônica, tentei capturar essa mesma essência, criando um diálogo que se desenrola em torno da lembrança de um amigo que pela distância perdemos o contato. Assim como Vinicius, eu quis destacar a importância de lembrar os amigos com honestidade. Meu texto também explora como a verdadeira amizade vai além das palavras, sendo um suporte inabalável nos momentos de tristeza e um farol de alegria nos tempos de felicidade.

Sezar Kosta
Enviado por Sezar Kosta em 14/06/2024
Reeditado em 14/06/2024
Código do texto: T8085733
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.