É PROIBIDO SER BRANCO E RICO?

Você já ouviu falar da palavra: NEPO-BAYB? Essa expressão vem sendo cada vez mais utilizada pelas celebridades, ou melhor, entre as filhos das celebridades.

Recentemente, a jovem Sacha filha da famosa rainha dos baixinhos Xuxa Meneguel, disse que era uma "nepo-bayb." Ao procurar saber o significado do termo descobre-se que ele significa nepotismo de adolescentes, ou seja, filhos de famosos/celebridades (jogadores, cantores, artistas, etc) que por causa da fama e sucesso de seus pais, tios, irmãos ou avós conseguiram chegar no sucesso também. Quer dizer: é um termo que quem se utiliza está na verdade se criticando ou tendo vergonha de ter privilégios.

Bem, é verdade que filho de peixe geralmente peixinho é, rs. O filho do Neymar, por exemplo, sempre, absolutamente sempre terá melhores e maiores acessos que o filho do seu José dono de um simples bar. E se a criança ou adolescente ainda forem pessoas negras e pobres não ter acessos multiplica ou triplica ainda mais. Infelizmente o mundo sempre foi e sendo pessimista/realista: sempre será assim, lamentavelmente. A força do dinheiro, poder e da visibilidade principalmente dos tempos atuais reforçam ainda mais essas e outras. disparidades. Só que aquilo que estiver ao nosso alcance fazer para diminuir essas e outras anomalias é dever de todos fazer.

No entanto, parece que de uns anos para cá ter determinadas características, condições ou acreditar em alguns valores é considerado errado ou no mínimo a pessoa tem que ser sentir envergonhada para se considerar minimamente aceita ou aprovada por parte da "geração lacraiada."

Porque perguntariam, por exemplos: "Como assim em um mundo de racismo a pessoa se orgulhar de ser branca ou de miséria a pessoa se orgulhar de ser rica?"

É como se isso fosse vergonhoso por causa do racismo ou da pobreza que há no mundo. Não! Por que quem disse que ser branco e rico é errado ou pecado? Qual o problema da pessoa ser filha (o) de famosos e utilizar-se da fama para chegar aos seus objetivos profissionais e financeiros? Nenhum! Desde que não utilize desse "privilégio" para promover vaidade, ego inflado, segregação, acepção de pessoas, humilhação, etc, não há problema nenhum. Inclusive, a pessoa pode utilizar de seus "privilégios" justamente para promover o bem, à justiça, paz, etc.

Enfim, esse mimimi de querer se sentir inferior só porque tem alguns privilégios por causa da própria cor e condição social econômica deveria ser motivo de vergonha e sim de gratidão. Porque se assim for isso tem mais a ver com falsa humildade do que com legítima preocupação com a sociedade!

Danilo D
Enviado por Danilo D em 14/06/2024
Código do texto: T8085576
Classificação de conteúdo: seguro