CLÃ DE JAVAN (Gênesis 10:4)

OS JÔNIOS foram um povo altamente cultural instalado à oeste da Àsia Menor, e por volta de 1200-1000 a.C.. formaram a Liga Jônia de cidades que compunhariam a velha Grécia.

Os jónicos são famosos pelo seu amor à filosofia, à mitologia, à arte, à democracia, e ao prazer – características jónicas que foram expressas de forma mais famosa pelos atenienses. Os grandes filósofos gregos (especialmente o polímata Aristóteles, educador de Alexandre o Grande) lançaram as bases fundamentais sobre as quais se assentaria o Império Romano, poucos séculos depois à oeste de um extinto Império Grego, bem como previra o Profeta Daniel, configurando-se o berço da cultura ocidental.

Em 480 a.C., após as Guerras Persas, os Jónicos tornaram-se independentes novamente, mas dentro da esfera de influência de Atenas.

A Liga Jónica foi posteriormente reconstituída por Alexandre o Grande. Mais tarde as cidades Jónicas entraram na esfera de influência de Pérgamo e a partir de 133 a.C. passaram a fazer parte da província romana da Ásia.

O Império Constantinopolitano oriental, após a queda do Império Romano ocidental no século V, é convencionalmente conhecido como Império Bizantino (mas era simplesmente chamado de "Império Romano" em seu próprio tempo) e durou até 1453 d.C.. Com sua capital em Constantinopla, sua língua e cultura literária eram gregas e sua religião era predominantemente cristã ortodoxa oriental [tradicional apostólica paulina e sem superstições pagãs latinas]. No mundo feudal árabe pós-romano d.C., mantiveram-se Cristãos juridicamente rebaixados sob o Império Turcomano (1299-1922 d.C.).

Na civilização industrial inglesa d.C., uma campanha grega foi iniciada depois que os Aliados da primeira guerra mundial, especialmente o Reino Unido da Britânia, haviam prometido à Grécia território que pertencia ao Império Turcomano. Ao fim da guerra a Grécia foi forçada a devolver todos os territórios conquistados durante o confronto, e iniciou um processo de troca de populações com a recém-fundada República da Turkia, de acordo com o Tratado de Lausanne - processo que deixou marcas nas sociedades dos países, e acirrou ainda mais as rivalidades já existentes.

OS DODECANESES, desde a civilização artesanal babilônica a.C., descendem dos gregos alásios a.C.; OS CIPRIOTAS, desde a civilização artesanal babilônica a.C., descendem dos gregos citínios a.C.; OS ESPANHÓIS, desde o mundo feudal germano pós-romano d.C., descendem dos greciberos tartessianos do mundo clássico grego pré-romano a.C.; OS KOSOVITAS e OS ROMANOS, desde o mundo filosofal pré-romano a.C., descendem dos troianos dardânios a.C..

Crioulomano
Enviado por Crioulomano em 13/06/2024
Reeditado em 22/06/2024
Código do texto: T8085322
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.