Rogai por nós!
Iniciando-se no sudeste da França em meados do século XV, a caça às bruxas visava encontrar culpados por eventos e acontecimentos que variavam de pragas e colheitas falhadas até esterilidade feminina e impotência masculina. A caça às bruxas teve seu auge nos séculos XVI e XVII, tornando-se uma prática comum na Europa e nas colônias americanas. Há dados históricos que estima-se que a própria Inquisição tenha matado pelo menos 100 mil pessoas, entre eles homens, mulheres e até mesmo crianças. E a grande maioria dessas mortes foram apenas por plena ignorância e preconceito. Dentre essas pessoas que sofreram os horrores dessas perseguições estavam aqueles considerados curandeiros, curandeiras, bruxos, bruxas, feiticeiros, feiticeiras, magos ou magas e seus descendentes. Destes as mulheres foram as mais perseguidas durante a caça às bruxas, e isso é um fato. A misoginia fez com que elas sofressem mais sob o período da Inquisição quando fugiam dos padrões conservadores e puritanos estabelecidos pela sociedade da época. Filhos de mais, de menos, ricas ou pobres, com comportamentos “duvidosos”, tudo isso era motivo para morte. Há quem acredita que uma bruxa quando era queimada pronunciava uma certa praga que iria afetar todos aqueles que a maltrataram e a levaram a condenação de morte na fogueira. Certa história conta que uma delas foi queimada e proferindo palavras de pragas ou de um possível retorno a vida. Em um certo local do sacrifício restou uma estátua em forma de uma árvore petrificada. É claro, que ao redor ninguém se arriscava a morar ou mesmo passar perto deste local considerado amaldiçoado. E assim, ao longo dos anos aquele local sempre ficou inabitável sem nada próximo. É claro, que um dia aparece alguém que fica curioso com aquela figura em forma de uma árvore em meio aquele campo e começa a mexer e querer entender o que aconteceu ali naquele local. A partir daí fatos e acontecimentos estranhos sem a devida explicação começam a surgir naquela pequena comunidade. Milagres e aparições? Manifestação divina atribuída a Virgem Maria assim como foi em Fátima? Ou alguma manifestação demoníaca? Rogai por nós Santa Maria, Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de seu filho Jesus Cristo.