TEM E QUER CONTAR
Francisco de Paula Melo Aguiar
É fato que todo mundo tem uma história ou estória para contar para o outro ouvir, seja ela boa ou não.
Claro! Não custa nada contar e ouvir história ou estória.
Tira ou vira o disco, muda a fita, isso mesmo, é aí o início ou alerta sobre a "cura" do patológico, via o poder da palavra para influenciar mudanças boas ou más no comportamento das pessoas. Um exemplo disso, são os filmes e novelas implantando nas mentes de crianças e infantojuvenis fazendo referências a sexo, assaltos, armas, roubos, furtos
prostituição, etc, assim como é saudável expor histórias de educadores e heróis da história oficial e oficiosa que se dedicaram em fazer o bem sem olhar a quem, como por exemplos: Santa Dulce dos Pobres, o Padre Zé Coutinho, na Paraiba, a devoção a Frei Damião e ao Padre Cícero Romão Batista, dentre outras personalidades do povo.
Assim sendo, ouvir estória é ou história é a mola propulsora pelo exemplo, seja positivo ou negativo para influenciar, transformar e modificar o outro, isso equivale a dizer que contar história, estória e parábola tem o puder do exemplo, ex-vi Jesus Cristo, que com o uso da palavra salvou o pecador e não o pecado.
Então ninguém muda ninguém sem querer mudar, pois, o milagre só existe se passarmos acreditar nele. Não existe sabido sem estudo, o mesmo mundo de todos é visto e compreendido individualmente.
É importante confiar que é verdade o que viu e ouviu, pois tem que levar a sério o que faz e o que quer atingir, um exemplo espontâneo disso é proporcionar tempo para que a criança se sinta a vontade para brincar com o objeto escolhido e com outras crianças. E não é diferente ainda que por analogia, proporcionar passeios e viagens aos adultos. Isso favorecer o querer mudar.
Enfim, existe uma diversidade existencial e de possíveis possibilidades em cada ser humano, assim como os grãos de areia, tem histórias e estórias para todos os gostos, porque o mendigo, o encarcerado, o drogrado, o santo, o pecador, o professor, o adulto e o velho não nasceu assim.