QUEM VÊ CARA, NÃO VÊ...

Quinta-feira, 13 de Junho de 2024.

Em no mínimo duas ou três oportunidades aqui mesmo nesse espaço ocupado por esse autor, foram desenvolvidos temas envolvendo uma celebridade, já falecida no início do século passado, chamado Cesare Lombroso. Um professor, cientista e médico, criador de um estudo apurado onde buscava mostrar a periculosidade humana através dos rostos dos examinados.

Óbvio que, com isso, desenvolveu discussões ilimitadas com muitos. Mas o assunto realmente é de uma complexidade imensa e intensa. Com opositores e apoiadores ele seguiu em frente. E daí pra frente, muitos estudos foram desenvolvido, então.

Nos dias atuais, talvez essas teses não se confirmem, porque o crime alcançou outras propriedades, a ponto de se ver, na política por exemplo, um contingente enorme de criminosos. Só que estes, surpreendentemente, não expõem em suas faces estas facetas, conseguindo, inclusive, enganar a própria população.

Em nosso país, o Brasil, há gente desclassificada, imoral e criminosa, até à borda. E nos Três Poderes da República. Inclusive no governo de Lula, há alguns ministros reconhecidamente criminosos. No entanto, seguem nele. Para o espanto de todos.

Mas não há como esquecer um episódio envolvendo dois ministros do Supremo Tribunal Federal, STF. Um deles, Joaquim Barbosa, já nem é mais ministro dessa casa. Mas o outro, Gilmar Mendes, ainda o é. E numa certa oportunidade, ambos trocaram discussão pesada, onde o primeiro acusou o outro de coisas horrendas.

Este vídeo está disponível na rede mundial. No Youtube. E é interessante perceber a face do ministro Gilmar, após as acusações de seu colega, mostrando um ar de desfaçatez enorme. E nessa hora seria favorável que Cesare Lombroso a visse e a analisasse. A sociedade, com certeza, ficaria estarrecida com tal análise. E seu diagnóstico.

Até existem vídeos de outras discussões pesadas entre outros ministros do STF, deixando nítida a situação que eles expõem em falta de pudor e ética. Mas, até hoje, ninguém cuidou de levantar a veracidade dessas e daquelas acusações mútuas dos ministros.

A sociedade/população brasileira não pode passar por tais vexames. Se o Congresso Nacional não possuísse maus congressistas, como bem o afirmou Lula em 1993, isso com certeza não aconteceria. Mas aí o povão é quem tem que escolher certo na hora de votar. Simples assim.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 13/06/2024
Código do texto: T8084859
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.