TRÊS COISAS QUE ENVERGONHAM UM HOMEM

Na minha longínqua infância eu costumava escutar mamãe, ou era papai, não recordo qual dos dois, dizendo que só havia três coisas que envergonhavam um homem: roubar, matar e(infelizmente nos dias atuais se eu falar a terceira o bicho pode pegar, então não direi). Tempo em que bastava o olhar discretamente carrancudo do pai ou da mãe para calar qualquer um dos filhos, porque às crianças era estritamente proibido se meter em conversas de adulto.

Aprendemos a aceitar os muitos "não" como pequena amostra das portas que inevitavelmente se fechariam ao longo da vida, fomos preparados para enfrentar todas as batalhas que enfrentariamos à medida que chegássemos à maturidade. Não poucas vezes nos disseram que a única maneira do pobre galgar altos patamares nos embates do futuro seria através de muito estudo, aprendizado, conhecimentos e mérito pessoal. Longe dessa premissa, se desprezasse os estudos, o esforço e a força de vontade terminaria trabalhando nas áreas mais baixas e miseráveis do mercado de trabalho para sustentar a si e sua família.

Minha geração teve realmente infância e juventude raízes, nada vinha fácil, o sol se destacava mas as sombras eram poucas, a maioria ocupada. Obter espaço nesse meio significava praticamente passar pelo corredor polonês e conseguir sair dele ileso. Muitos morriam tentando. Bebida alcoólica e cigarro nem pensar, proibição absoluta.

Graças a Deus por tudo isso e também por não existir drogas de nenhuma espécie nos rondando, os interiores do Brasil eram totalmente preservados dessa praga maligna anos atrás. Moldados no barro puro da disciplina, nos vetos necessários repetidos dia e noite de forma a não esquecermos, forjamos um país melhor para os nossos filhos, agora infelizmente em vias de desmoronar porque "não se pode negar nada" aos rebentos mimados. Como ficará nossa linda Nação administrada por quem é semi alfabetizado e foi servido a vida toda sem nunca servir?

Uma geração inteira, pós a nossa e de nossos filhos, está sendo hoje estragada porque proibir coisas erradas, ensinar as certas e admoestar quando a garotada sai dos limites da obediência passou a ser defeso. Algumas escolas e universidades pouco lecionam o conhecimento ou aprimoram a cognição dos alunos, preferem doutrinar a juventude com ideologias porcas que levarão à derrocada, muitos acabarão no poço do desespero. Louvo agradecido a Deus pelo tempo em que não era proibido proibir os maus costumes nem os caminhos tortuosos! Deus tenha misericórdia de todos nós! 🙏 Amém! 🙏

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 12/06/2024
Reeditado em 12/06/2024
Código do texto: T8084145
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.