Todo extremismo é perigoso

Toda e qualquer forma de extremismo é perigosa para a sociedade. Na política partidária, na política ideológica, na religião, na paixão...

Esquerda ou direita, comunismo ou liberalismo (sim, capitalismo não é regime, é uma forma de liberalismo), crente ou ateu... A história nos mostra que sempre há danos (alguns irreversíveis) causados pelos extremismos. A alternância no poder entre direita e esquerda é saudável e natural, entretanto, o crescimento da extrema-direita é preocupante, porque suas pautas radicais podem provocar conflitos até letais. Suas pautas de expulsão de estrangeiros, de protecionismo de mercado, por exemplo, além de não resolverem os problemas da sociedade, aumentam os estragos.

O fundamentalismo religioso traz opressão, exclusão e morte, provocados por interpretações literais ou tendenciosas de textos sagrados.

Como ensinou Aristóteles, em 'Ética a Nicômano', o segredo da convivência saudável e feliz está na moderação, no bom senso, no equilíbrio.

Joaquim Lutero
Enviado por Joaquim Lutero em 11/06/2024
Código do texto: T8083321
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.