O CAMINHO DA ITOPAVA... 16h38min.
A exploração do litoral paranaense, a procura do ouro, obviamente se deu pelos portugueses, isto começou no longínquo ano de 1545, * bem mais tarde houve a fundação da cidade de Paranaguá, 1648, *a mais antiga de nosso estado, visto que Curitiba, somente foi fundada em 1793...
Não havia um caminho entre o litoral e a futura cidade de Curitiba, entre os anos de 1646 e 1654, * de modo bem precário, com pedras irregulares, feitas por indígenas e mineradores, uns até afirmam que os Jesuítas também ajudaram, num esforço sobre humano, conseguiram ultrapassar a Serra do Mar, numa extensão de aproximadamente 50 km que ia onde atualmente é o Passeio Público, - Rio Belém – e, termina na cidade de Morretes.
Os tropeiros, com suas mulas de carga transportavam mercadorias, para a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhas, que mais tarde seria a próspera cidade de Curitiba.
Grande parte desta antiga trilha, não existe mais, restando tão somente 22 km, que é muito explorada por “corajosos” turistas, pois por ser feito por pedras irregulares, em dias de inesperadas chuvas ficam muitas escorregadias...
Bem mais tarde nos anos 1854 e 1873, foi construída a Estrada da Graciosa, que ligando a nossa capital ao litoral, o que foi uma monumental rodovia, em razão da precariedade de recursos da época, ou seja, “veículos” de tração animal, e o uso de pás e picaretas, de “tração” humana.
Sete anos depois, 1880/1885, para espanto nacional e internacional, pois os engenheiros estrangeiros afirmavam que era impossível fazer uma ferrovia cruzando a Serra do Mar, mas o desafio foi aceito e superado pelos irmãos engenheiros Rebouças, Antônio e André, ambos tinham ganham bouças de estudos doados pelo imperador Dom Pedro II, para se aprimorarem na engenharia na Europa...
O Criador na Sua Infinita Sabedoria, nada nós dá “pronto”, entretanto, nos dá os meios para superar os desafios, para o nosso eterno aprendizado. 17h22min.
Curitiba, 10 de junho de 2024 – Reflexões do Cotidiano – Saul
*Datas e nomes compilados da Wikipédia.
https://www.recantodasletras.com/br/autores/walmorzimerman
http://wwwconteudoespirita.com.br walmor.zimerman@bol.com.br