Alguns nos acham ultrapassados...
Ontem um garoto com quem conversava me mandou essa frase:
"Pô coroa agora é nossa geração que tá no comando, vocês estão ultrapassados..."
Claro que são os jovens que devem assumir o controle e responsabilidade do planeta no futuro, e acho saudável e justo, mas antes precisam conhecer e reconhecer como chegamos até aqui e por isso resolvi escrever como aconteceu ou melhor, acontece...
Eu e outros nascemos há alguns anos, digamos que estamos por aqui desde 1950...
Crescemos entre livros, artes e dogmas.
Estudamos com quadro negro, giz, lápis, caneta, bibliotecas e nunca paramos de buscar o conhecimento...
Namoramos escondidos, compromissados, apaixonados, com acato, carinho e amor, entretanto devemos admitir também cometemos algumas "loucuras"...
Nos relacionamentos descobrimos o mundo feito de parcerias, aventuras, solidariedade e lealdade.
Ao longo desse tempo fomos tendo mais sabedoria, interpretação de texto mais apurada, mais lógica e sensatez.
Com fé e esperança estamos caminhando firme para além de 2020, afinal o futuro é logo ali...
Vivemos várias décadas diferentes...
DOIS séculos diferentes...
DOIS milênios separados...
Falamos ao telefone com operadora de telefonia fixa e no momento fazemos videochamadas em qualquer lugar do mundo através de aparelhos móveis que carregamos nos bolsos...Ah!! Já ia esquecendo de citar o telégrafo, que pra ocasião era um sistema de comunicação fantástico.
Passamos dos slides ao YouTube, dos discos de vinil à música online, das cartas manuscritas ao e-mail e ao WhatsApp.
Do rádio com novelas e jogos ao vivo à televisão em preto e branco, depois à televisão colorida e chegamos as TV's 3D e 4K super finas.
Fomos às locadoras de videocassetes e agora assistimos Netflix e outras plataformas de "streaming"...
Conhecemos os primeiros computadores, disquetes, cd's e agora temos gigabytes, megabytes, terabytes em nossos smartphones e ainda convivemos com inteligência artificial...
Usamos shorts e minissaias durante toda a nossa infância e depois calças, oxfords, foguetes, conchas, jeans e já temos no guarda roupa ou closet tecido sintético.
Escutamos vários tipos de música, do Rock ao funk, do bolero ao forró, experimentando a diversidade cultural, os conflitos, as tradições e desse modo aprendemos a respeitar a liberdade de escolha, a democracia e acima de tudo o ser humano e outros seres, bem como o meio ambiente.
Evitamos a paralisia infantil, a meningite, a poliomielite, a tuberculose, a gripe suína e recentemente a COVID-19.
Costumávamos andar de patins, triciclos, bicicletas, ciclomotores, charretes, carros a gasolina, etanol ou diesel e agora dirigimos carros híbridos ou elétricos.
Sim, já passamos por muita coisa, muitos desafios, tristezas, alegrias, mas costumo exclamar: Que vida tivemos!!!
Poderiam nos descrever como “privilegiados”, pessoas nascidas num mundo diferente, que tiveram uma infância analógica e uma idade adulta digital, onde muitos pensam "Já vi tudo", porém creio que não porque ainda devemos aprimorar a civilidade, os sentimentos e nesse intervalo espero que a tecnologia nos auxilie....
Nossas gerações viveram e testemunharam literalmente mais do que quaisquer outras em todas as epócas da vida.
Foram nossas gerações que se adaptaram e introduziram as “MUDANÇAS”...
Uma grande salva de palmas a todos os integrantes dessas gerações muito especiais, que serão únicas pois ULTRAPASSAMOS conceitos, imposições, limites e assim como EU, seguem escrevendo histórias