O FUNERAL DE JOÃO, O MARINHEIRO DESTEMIDO
No porto de uma pequena cidade litorânea, vivia João, um marinheiro com histórias tão profundas quanto os oceanos que navegava. João era conhecido por sua destemida coragem e uma vida cheia de aventuras, sempre pronto para enfrentar as ondas mais traiçoeiras. Mas com a idade avançando e o tempo cobrando seu tributo, João começou a se preocupar com algo muito além das tempestades e dos mares revoltos: seu próprio funeral.
Dizem que é na calmaria que os pensamentos mais profundos surgem, e foi exatamente numa tarde tranquila, enquanto admirava o sol se pôr sobre as águas, que João decidiu que era hora de organizar sua despedida. Porém, ele queria que seu funeral fosse um momento de alegria, onde todos pudessem rir e celebrar sua vida, mesmo em sua partida final.
Assim, João planejou seu funeral de uma maneira peculiar. Ele imaginou um barco sendo lançado ao mar, com ele dentro, como uma homenagem aos antigos marinheiros. Porém, João sabia que o barco seria um tanto quanto instável, e decidiu que isso seria parte da brincadeira.
Chegado o dia da cerimônia, amigos e familiares se reuniram na beira do mar, prontos para se despedir de João. Quando o barco foi lançado ao mar, começou a afundar lentamente. Os presentes, entre lágrimas e sorrisos, não puderam deixar de rir da situação inusitada. "João está apenas testando nossas habilidades de resgate mais uma vez!", disseram eles, em meio às risadas.
Enquanto todos corriam para salvar o barco, a alma de João, onde quer que estivesse, certamente estaria rindo com eles. Ele sempre foi conhecido por sua alegria contagiante e seu espírito brincalhão, e agora, mesmo após sua partida, ele ainda conseguia trazer risos e sorrisos às pessoas que o amavam.
E assim, o funeral de João se tornou um momento de união e celebração, onde as lágrimas se misturavam às risadas. Seus amigos e familiares não puderam deixar de se lembrar das inúmeras vezes em que João os fez rir com suas histórias e brincadeiras. Era como se ele estivesse presente, enchendo o ar com sua energia vibrante.
A memória de João continuou viva naquela pequena cidade litorânea, onde suas aventuras e seu espírito alegre eram relembrados com carinho. Seu funeral se tornou uma lenda local, contada e recontada com um sorriso no rosto. João, o marinheiro destemido, deixou para trás um legado de alegria e amor pela vida.
E assim, a história de João continuou a ser contada pelos marinheiros daquela cidade. Sua coragem e espírito aventureiro foram lembrados a cada nova jornada em alto-mar. Os marinheiros, ao enfrentarem os desafios do oceano, sabiam que tinham um guardião especial, sempre rindo e brincando com eles.
João, o marinheiro destemido, navegou para além da vida terrena, mas seu espírito continuou a guiar os marinheiros que ousavam enfrentar as águas desconhecidas. Sua história se tornou uma fonte de inspiração, lembrando a todos que a vida é preciosa e deve ser vivida com alegria, mesmo quando nos despedimos.
E assim, com cada pôr do sol sobre as águas, a lembrança de João permaneceu viva, como um farol de alegria e suavidade. Sua vida foi uma ode ao mar, à coragem e à capacidade de rir, mesmo diante dos desafios. Que as ondas o levem para sempre, João, o marinheiro destemido, deixando para trás um legado de risos e saudades.