SEM CENSURA
Somos quase sete bilhões de seres humanos habitando o nosso lindo planeta, um magnífico universo de ideias, sonhos, desejos, vontades e ideais diferentes. Esse belíssimo mosaico composto de seres raciocinantes é que torna o mundo mais lindo. Assim como há milhões de estradas, árvores, pássaros, répteis e demais criaturas viventes em cada canto da terra, cada espécie e indivíduo possuindo as próprias peculiaridades, também são nossos múltiplos pensamentos.
O modo de ser, pensar, agir e querer é completamente inerente a uma pessoa em particular, embora grupos familiares, de amigos e de correntes políticas, científicas e literárias possam convergir para um mesmo escopo. Como vemos, tanto quanto as inúmeras estradas e demais itens mencionados acima, apesar dos grupos reunidos em torno de uma só meta, divergimos quando pensamos e opinamos. Nada mais natural e maravilhoso, pois decerto seria monótono se todos nós pensássemos igual em tudo. Ora, até as cores são desiguais, e milhares de outras coisas diferem entre si.
Seguindo essa linha de raciocínio, há que se ponderar que minhas opiniões e meus pensamentos necessariamente não precisam e nem devem ser consoantes os seus. Ninguém é nem deve ser obrigado a alinhar-se aos mesmos ideais e rumos de outrem ou de grupos, a filosofia política por mim abraçada não tem necessidade de ser a escolhida por você ou qualquer outro, e vice versa, a religião por mim observada é problema meu, bem como a sua é escolha que jamais pode ser contestada.
Por que eu seguiria seus pensamentos e ideais se tenho os meus? Vale para você também em relação a mim. Portanto, concluo esclarecendo que se nem mesmo a Lei me obriga a pensar e opinar na linha única de outro, valendo o mesmo para ele em relação ao que penso e opino quando me expresso, nunca me oprima nem censure e nem seja oprimido e censurado por causa dos meus e dos seus pensamentos. A constituição pátria garante tanto a mim quanto a você a livre manifestação de pensamento e opinião!