CLÃ DE TOGARMA (Gênesis 10:3)

OS TOCARIANOS ou Togaris, foram um povo europeu agrícola das montanhas altaicas que ocupou uma região ao norte da China desde 2000 a.C..

OS PALAICOS (ou Povo de Pala) foram um povo europeu vassalo dos hititas (ou heteus) cananeus ao norte da Ásia Menor durante o período metálico do mundo babilônico a.C., caracterizado por viverem nas montanhas e conquistarem uma hegemonia total num segundo período da história hitita enquanto introduziam ali a Idade do Ferro. Desde após a dissolução do Império Hitita, deram origem aos turcos (mais togários à oeste) e aos mongóis (mais hititas à leste) do Norte, bem como predisse o Profeta Ezekiel sobre os “muitos povos da Casa de Togarma”, pois Átila o Huno († 453 d.C.) atacou o Império Romano com hordas magiares e turcomenas entre outros “povos sitas”.

OS FRÍGIOS, do mundo filosofal a.C., veneravam Sabazios, o céu e o deus-pai que estava sempre a cavalo, e Cibele, a “Mãe da Montanha”, bem conforme a cultura palaica que predominou na última dinastia hitita.

A subida ao poder dos Turcos começou em 546 d.C., quando Bumim lançou o que atualmente se chamaria um ataque preventivo contra as tribos uigures e tiele, que planeavam uma revolta contra os seus senhores supremos, os rouranos proto-mongóis. Bumim esperava ser recompensado por esse ataque com o casamento com uma princesa rourana. No entanto, o grão-cã Anagui enviou um emissário a repreendê-lo dizendo — «Tu és o meu escravo ferreiro. Como te atreves a pronunciar essas palavras?». Como o comentário de Anagui sobre o "escravo ferreiro" (鍛奴/锻奴; Pinyin: duànnú, Wade-Giles: tuan-nu) foi registado nas crónicas chinesas, alguns autores defendem que os goturcos eram de facto servos dos rouranos especializados em trabalhos metalúrgicos e que o termo "escravos ferreiro" possa referir-se a uma espécie de sistema de vassalagem existente na sociedade rourana proto-mongol.

Frustradas as suas expetativas, Bumim aliou-se com Wei do Norte contra o Canato Rourano. Entre 11 de fevereiro e 10 de março de 552 d.C., Bumim derrotou o cã rourano Iujiulu Anagui a norte de Huaihuang (atualmente Zhangjiakou, na província de Hebei, uma das seis cidades da fronteira), e se declarou cã de todos os goturcos.

O Canato Turco perdurou até 744 d.C., quando diversos impérios mongóis se sucederam ao longo dos séculos até a eleição do Grande Khan Temudjin em 1206 d.C., o “Flagelo de Deus” na Ásia durante a Rota da Seda turco-chinesa, até a formação de um império pan-turco na Ásia Menor após a queda do império turco-persa sob os flecheiros mongóis.

OS TURCOS ocidentais chamados “oguzes” (leia-se “Tribais”), desde o Império Turcomano (1299-1923 d.C.), descendem dos frígios à leste do Mar Cáspio; OS GEORGIANOS descendem dos turco-moscos; os armênios descendem dos turco-lúdios pós-hititas; OS BÚLGAROS descendem dos turco-eslavos do Canato Búlgaro (165-681 d.C.); OS AZERIS descendem dos turco-persas do Império Seljúcida (1037-1194 d.C.); OS TURCOMENOS (inclusive uzbeks) descendem dos turco-mongóis do Canato Turco; OS MEXICAS descendem dos turcos aztecas pagãos a.C. que povoaram o continente americano juntamente com proto-chineses pagãos a.C. e maias mongólicos a.C..

Um Escribão do Crioulistão
Enviado por Um Escribão do Crioulistão em 10/06/2024
Reeditado em 22/06/2024
Código do texto: T8082659
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.