CLÃ DE RIFAT (Gênesis 10:3)

OS CELTAS foram aldeões rústicos dispersos em tribos guerreiras ao longo de todo o oeste europeu até 800 a.C., quando formaram lideranças. Os Celtas são considerados os introdutores da metalurgia na Europa, dando origem naquele continente à Idade do Ferro (culturas de Hallstatt e La Tène), bem como das calças na indumentária masculina. Ficaram mais conhecidos por seus misteriosos alquimistas panteístas.

Em 390 a.C. os Celtas invadiram a parte central da Itália e saquearam Roma. Por volta de 279 a.C., invadiram a região da Grécia antiga e pilharam Delfos. As hostes Celtas conquistaram territórios na Ásia Menor, nos Bálcãs e no norte da Itália. O contingente mais numeroso de celtas era o dos gauleses. À partir do século II a.C., os Celtas começam a perder território para os povos de língua germânica, e os romanos, pouco a pouco, conseguem dominá-los, o que consolidam a partir de 192 a.C., quando anexam a “Gália Cisalpina” ao Império Romano.

Os suevos foram reconhecidos, dentre os povos germânicos que invadiram a Península, como os de maior impacto e importância para a formação de Portugal, seja pelo princípio de suas fronteiras, da toponímia local ou da construção genética do próprio povo português.

Após o genocídio "anti-mourisco" (anti-mauro e anti-mulato) das Cruzadas contra o domínio muçulmano da península ibérica, os lordes germânicos Asturianos (povos germanibéricos românicos de uma fortaleza anti-islâmica à extremo norte da península) dividiram a grande Hispânia cristã católica plenamente romano-europeia em Espanha dos greciberos e Portugália dos celtiberos. Provavelmente, como é evidente pelas linguas restantes e pelo modus germanicus, todos os mulatos foram mortos derrotados pelos Cavaleiros de Cristo, sobrando somente os novos povos galaico-germânicos portugaleses originais.

OS IRLANDESES, desde o mundo feudal pós-romano d.C., descendem dos celtas bretões; OS BELGAS, desde a civilização artesanal babilônica a.C., descendem dos celti-germanos; OS ESTÔNIOS, desde a sociedade filosofal pré-romana a.C., descendem dos celtas éstios; OS LITUANOS, desde o mundo feudal pós-romano d.C., descendem dos celtas estônios; OS PORTUGUESES do mundo feudal pós-romano d.C., descendem dos lusitanos celtiberos da sociedade filosofal pré-romana a.C. que resistiram com sucesso ao Império Romano com Viriato († 139 a.C.); OS BRASILEIROS, desde o mundo comercial americano d.C. após Pedro Álvares Cabral († 1520 d.C.) descobrir o Pindorama, descendem de crioulos celtiorubás.

Um Escribão do Crioulistão
Enviado por Um Escribão do Crioulistão em 09/06/2024
Reeditado em 22/06/2024
Código do texto: T8082348
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.