Vozes de Uma Sauna.

 

 “O que acontece em Vegas, que fique em Vegas.” Frase sempre citada pelo nosso amigo denominado pelo Fanfarão de Estátua de Ébano.

 

O Vapor da Confraternização: Uma Orquestra de Personagens Singulares.

 

Na penumbra acolhedora da sauna, o vapor quente abraça um mosaico de homens, cada um com sua história e sua sina. CEOs, advogados, médicos, juízes, fazendeiros, empresários na ativa e aposentados... a lista de profissões se entrelaça em um caleidoscópio de vivências. Mas, entre tantas figuras ilustres, algumas se destacam como maestros dessa orquestra de personalidades. Temos:

 

O Fanfarrão: Dono de um sorriso largo e de uma língua afiada, ele tempera o ambiente com piadas e picantes comentários, arrancando gargalhadas de uns e bufadas de indignação de outros. Mas, por trás da fachada irreverente, é um amigo que busca fortalecer os laços que nos unem. Apesar de ser um líder em sua paróquia, sua língua afiada o leva a mandar quem o contrariar, para "Tonga da Mironga", sem pestanejar. Rsrsrsrs.  

 

Certo dia chegou empolgado na sauna, contando sua nova receita, “Picanha na Panela de Pressão”, até hoje ouve-se ecos dos comentários da tal receita. Rsrsrsrs.  

 

Não se pode mencionar um restaurante ou receita de algum prato, isso salta aos olhos do fanfarrão que chaga a lamber os beiços. Não se atreva a dividir um prato com fanfarrão num restaurante, pois a proporção é de ¾ para fanfarrão e ¼ para o seu triste e frustrado companheiro.  

 

O Italiano: Gente do bem e dono de um bom coração, gosta de contar piadas e alegrar o ambiente, sua sina é o seu arque rival o Fanfarrão. Sempre se estranham, mas a amizade é a mesma, "Tutto finisce con una risata."

Enquanto a coxinha e o pastel continuar com preços atrativos, jamais irá participar de algum almoço com a brodagem. É bem religioso, cumpre fielmente os ritos de sua Eclésia. Imita com maestria um tal barbudo da política. 

 

O Português: Um contador de histórias nato, ele transporta seus ouvintes para terras distantes. Aventuras épicas, romances proibidos... suas narrativas tecem um véu mágico sobre a realidade. Mas nada como ouvir suas requintadas receitas da mesa portuguesa que dão água na boca e que deixa fanfarrão com a barriga na mão.  

 

O "Japa" Made in Taiwan: Uma figura enigmática e intrigante com seus costumes peculiares e sua sabedoria oriental. Não admite que o confundam com chinês, somente japonês. Assíduo na academia, pensa em pilotar seu caminhãzinho de areia por longas datas. 

 

O “Japa da toalha molhada”: Senta como um buda, e quando está só dentro da sauna da uns berros dando murros em suas costas, que assusta os de fora.

 

O Coronel do Pedal: Também um contador de histórias, porém horripilantes. Um guerreiro de distantes pedaladas, temos que seguir seu exemplo nas pedaladas.

Compartilhou seu sonho de que havia ido para o inferno, chegando lá encontra os amigos da sauna. Causou comoção pois muitos não aceitavam a ideia de ir para o inferno, levando alguns a se adiantarem na confissão de seus perversos pecados. Rsrsrsrsr.

 

Indiana Jones, o viajante: Um rapaz tranquilo e gente do bem, palmerense desconfiado. Com seu Jeep cor de “burro quando foge”, denominado pelo seu amigo Fanfarrão. Carrega um bagageiro, que o identifica a distância. Ultimamente tem sido vítimas de golpistas, desabafa seus prejuízos com a brodagem que sempre o aconselha.     

 

O senhor das Mexericas: Gente boa e de bom astral, viciado em comer mexericas na sauna, o que será que tem nessas mexericas? Se começar a vender as dúvidas se dissiparão.

 

O consultor de assuntos financeiros de grandes aplicações no mercado: Com seu cabelo grisalho, demonstra seriedade. Alguém já apostou no seu palpite? Até hoje não se sabe se ele é mineiro ou espanhol.   

 

O Radialista: Que nos prestigia com suas histórias e experiência do tempo em que narrava os jogos dos grandes clubes de futebol do Brasi, sem falar as copas do mundo. Ser narrador de futebol não é para qualquer um, tem que ter talento. Aprecia um bom Whisky.

 

Os Covers de Sean Connery e Benito de Paula: Homenagens vivas a esses ícones da cultura pop. Sean Connery foi observado pelo Fanfarrão pela sua sunga florida, será que ele vai voltar a usar a tal sunga?  

 

O conselheiro da empresa de energia: Um excelente observador sempre trazendo pensamentos e reflexões e excelentes dicas de filmes. Faz ricos comentários em tudo que lê e observa.

 

O Rei do Gado e das puras águas: Sempre sorridente e de aparência tranquila. Vez em quando aparece na sauna, claro, pois alguém tem que trabalhar nesse país.

 

O CEO do agro: Nosso consultor em alimentos. Para aliviar seu estresse, faz suas terapias cavalgando. Muito interessante.

 

O diretor da lanchonete: Com seus bolinhos e pasteis, uma delícia.  Sempre atencioso.

 

O senhor dos pães: Em todo evento da sauna, sempre nos prestigia com deliciosos pães de sua padaria. Dizem que lá, serve uma deliciosa feijoada, conferido e indicado pelo fanfarrão, como não podia ser diferente.

 

O senhor revelação: Que executou o berrante sem desafinar. Ele só não pode vacilar na frente do fanfarrão, vacilou, fanfarrão o atropela. O por falar nisso cadê o sujeito?

 

O rapaz da cara e  cabelos amarrotados:Tem um que sempre chega na sauna, com sua cara e cabelos amarrotados. Eles acham que o sujeito dorme a tarde inteira, observado pelo Japa de Taiwan e pelo fanfarrão. Que injustiça, nunca viram se o sujeito realmente dorme ou não. Pensando bem acho que eles tem razão. 

 

Não podemos deixar de mencionar a Escultura de Ébano, assim aclamado pelo Fanfarrão quando o tal adentra a sauna. Momentos hilários. 

 

A brodagem da sauna é privilegiada, pois tem até os médicos de plantão, que dão consultas grátis. Vamos aproveitar moçada.

 

Segundo Fanfarão, não podemos deixar de observar aqui os criadores de casos, sempre tem, se não tivesse não teria graça. Faz parte.

 

E por fim, todos os demais que compõe esse nobre grupo de amigos, que faz da nossa sauna um ambiente salutar e acolhedor. A rivalidade entre torcedores do Corinthians e Palmeiras também está presente na sauna. As provocações e os debates acalorados são frequentes, mas sempre com bom humor e respeito mútuo.

 

Só uma observação, todos acham que fanfarrão até final do ano vira “porco”.

 

Afinal, no calor da sauna, todos são apenas amigos que se divertem juntos. Sauna é cultura, aprendemos de economia, finanças, política, culinária e viagens, sexo e outras coisas mais. Claro, tirando as mentiras. 

 

Em certos assuntos, sempre surgem os “bambambãs” os mestres e doutores, como por exemplo, no quesito sexo, pessoas com mais de cinquenta anos que se gabam de ter a performance de alguém de vinte anos. Nós apenas ficamos quieto, ouvindo, esperando que o contador de estórias “cara de pau” admita que, após várias proezas, acordou, pois tudo não passava de um sonho. Mas é isso, em uma sauna é permitido falar de tudo, é um lugar de cura, onde o indivíduo confessa sem perceber, os seus mais perversos pecados. Ainda bem que não há celulares dentro da sauna. Rsrsrsrs.    

 

A sauna é mais do que um simples local para relaxar e cuidar do corpo. É um espaço de encontro, onde diferentes gerações se conectam, compartilhando histórias, sonhos e esperanças. É um refúgio do mundo exterior, onde a amizade reina e a alegria contagia. É nesse ambiente de confiança e intimidade que a verdadeira amizade floresce, criando um vínculo que dura para toda a vida. 

 

Uma vez por mês, o grupo se reúne para um almoço de confraternização. É um momento para celebrar a amizade, compartilhar histórias e fortalecer os laços que os unem. Na mesa farta, as conversas fluem livremente, regadas a risadas e muita comida boa.

 

O que é dito na sauna que permaneça na sauna...

 

 

 

Por Walter Figueiredo.  Jun/2024

 

 

 

WALTER FIGUEIREDO
Enviado por WALTER FIGUEIREDO em 09/06/2024
Reeditado em 30/07/2024
Código do texto: T8082009
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.