UMA OBRA “FARAÔNICA” ... 15h59min.
Finalmente. após dezessete anos, amanhã, será inaugurada a tão comentada e esperada Linha Verde, mas, para entendermos todo este embrolho, temos que recuar no tempo, em 24 de janeiro de 1961, o então presidente Juscelino Kubitschek, - sete dias antes de encerrar o seu mandato, inaugura a nova rodovia São Paulo Curitiba, porém, antes disso em 1959, é inaugura a rodovia Curitiba Lajes, que seria uma nova opção de viagem, para ir aquela cidade de Santa Catarina.
Uma rodovia federal, atravessando vários bairros de nossa cidade, com duas pistas, quando em 2007, na gestão de vários prefeitos, se pensou na tal Linha Verde, as duas pistas centrais estavam prontas, e, vários trechos, foram construídas marginais...
Num desperdício de dinheiro público, tudo foi desfeito, para fazer tudo novamente, na época foi cogitado que a metade do trecho, - 11 km teria o nome de Governador José Richa e a outra metade do governador Ney Amintas de Barros Braga, mas, isto acabou ficando tão somente no papel...
Havia três cruzamentos que precisariam fazer trincheiras, na PUC, Vila Fanny, Vila São Pedro, foi feito algumas trincheiras, - neste trecho que sendo inaugurado amanhã, pelo atual Prefeito Rafael Creca, mas, como nada é perfeito esta Linha Verde tem sinaleiros demais, que sempre leva muito tempo para cruza-la, e haja paciência, e isto o brasileiro tem de sobra.
Fiz este trecho durante anos, se, primeiramente se desse prioridade aos pontos críticos, fazer trincheiras, ao invés de encherem de sinaleiros, a locomoção do trecho seria bem mais ágil, mas, via de regra faltam aos gestores públicos faltam planejamentos, com isto há um encarecimento das obras públicas... Antes, das “reformas”, cruzava este percurso, em menos de vinte minutos, quando ia na empresa que trabalhava, buscar as amostras do mês, para ser ofertado aos senhores médicos, após estas “inovações” demorava em torno de mais de 40 minutos, finalmente há afirmações que já foram gastos mais de 600 milhões de reais...
A velocidade máxima é de 70 km por hora. Tem três pistas de cada lado, e no centro há uma pista onde passa o ônibus expresso, que percorre estes 22 km.
Torcemos, para que realmente as coisas melhorem, nesta obra faraônica que demorou 17 anos, talvez, se época houvesse um “Tarciso”, demoraria no máximo três anos. 16h17min. Um bom domingo e um abraço amigo.
Curitiba, 08 de junho de 2024 – Reflexões do Cotidiano – Saul
https://www.recantodasletras.com/br/autores/walmorzimerman
http://www.conteudoesirita.com.be walmor.zimerman@bol.com.br