Entre Sem Bater - O Ambientalismo

Chico Mendes disse:

"... o ambientalismo sem luta de classes é apenas jardinagem ..."(1)

Algumas frases sobre o humanista Chico Mendes podem definir o que significou sua concepção de ambientalismo. Por exemplo, quando disseram que "... talvez um dia o homem e a floresta vivam juntos ..." , não foi um pensamento qualquer. Chico Mendes foi vítima de um crime hediondo, que assassina pessoas simplesmente pela ganância. A luta do ambientalista da Amazônia nunca fez tanta falta(*).

AMBIENTALISMO

Algumas frases de Chico Mendes merecem reverência antes de falarmos qualquer coisa sobre o ambientalismo. Com toda certeza, um cidadão da Amazônia tinha muito o que dizer sobre aquele ambiente. Analogamente, podemos inferir que cada meio ambiente no planeta tem seus ambientalistas como Chico Mendes, que merecem o máximo respeito.

FRASES

"No começo pensei que estava lutando para salvar as seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a floresta amazônica. Agora entendo que estou lutando pela humanidade."

"Não podemos ficar calados diante de tamanha injustiça. (sobre o desmatamento da Amazônia)

"Tornei-me ecologista muito antes de ouvir essa palavra."

Assim era Chico Mendes, um ambientalista natural e muito consciente do que a humanidade precisa. Embora o pensamento do ambientalista possa parecer uma grosseira, era um alerta que precisa ter seu destaque. O que os defensores do meio ambiente sofrem atualmente, com ataques às pessoas e diversionismo das ideias, é criminoso.

Podemos, por exemplo, citar três ações, dentre tantas, que estão na mídia:

Uma proposta de mudança na Constituição que altera a possibilidade de domínio de todo o litoral brasileiro, uma privatização das praias;

As ações que o governador e parlamentares do Rio Grande do Sul fizeram contra o meio ambiente e os efeitos das chuvas naquele estado;

O crescimento do desmatamento no Cerrado, para plantio de soja e outras culturas, destruindo um bioma único no planeta.

Estamos, com toda a certeza, maltratando de maneira cruel nossos biomas e a conta, inquestionavelmente, vai chegar para todos.

ESTADO DE ALERTA

Se considerarmos que Chico Mendes, um seringueiro falou sobre ambientalismo e a luta de classes mais de 25 anos atrás, estamos no prejuízo. Em outras palavras, se naquele tempo vivíamos uma onda de conscientização ambiental, agora colhemos o que plantamos. Por outro lado, poucos realmente entendem o que existe por trás dessas ideias, e muitos ainda saem em defesa dos abusadores.

O ambientalismo, com toda a certeza, vai muito além do cuidado com as plantas em nossos jardins e a bricolagem. É uma luta constante contra a exploração sem freios dos recursos naturais, a destruição de habitats e a poluição do nosso planeta. No entanto, muitas vezes, aqueles que se dedicam a essa causa sofrem com a marginalização, discriminação e até mesmo ataques pessoais.

Em nossa sociedade atual, é comum ver pessoas orgulhosas com suas hortas orgânicas, suas casas com energia solar ou de seus carros elétricos. No entanto, essas mesmas pessoas ignoram as questões mais amplas do ambientalismo. Elas não veem a conexão entre suas ações do cotidiano e as catástrofes ambientais que estão ocorrendo no planeta.

Infelizmente, a luta contra os destruidores e gananciosos das oligarquias é pura ingratidão, e os resultados estão aí. Os alertas dos últimos trinta ou quarenta anos serviram mais para criar a polarização entre os que sofrem os maiores efeitos. As oligarquias do agro e da especulação imobiliária cresceram e avançaram felizes e mais ricas do que nunca.

HUMANOS x DESUMANOS

A luta é desumana e, desse modo, muito desigual. A maioria das pessoas não conseguem financiar lutas que estão longe da realidade. Pouco tempo atrás, duas tragédias com o meio ambiente mataram muitas pessoas e os seus efeitos permanecem. Os crimes ambientais(1) de Mariana e Brumadinho caíram no esquecimento da maioria dos brasileiros. E os responsáveis por estes crimes estão livres, leves e soltos, e mal recompensam as vítimas.

Aqueles que lutam pela preservação do meio ambiente muitas vezes enfrentam resistência, não apenas de corporações e governos. Inquestionavelmente, é desolador ver que também muitos indivíduos que se beneficiam do status quo, aproveitam a onda. Por outro lado, os verdadeiros ambientalistas recebem a pecha de inconvenientes e obstáculos ao progresso. Sofrem com a ridicularização, marginalização e, em muitos casos, recebem ameaças que se concretizam, como aconteceu com Chico Mendes.

No entanto, todos esses ambientalistas entendem algo que muitos não conseguem ver ou omitem. A preservação do meio ambiente não é, sem dúvida, apenas sobre proteger árvores e animais, mas também sobre proteger a nós mesmos. Eles entendem que a destruição do meio ambiente leva a desastres naturais, à perda de biodiversidade e à deterioração da saúde humana.

Eles entendem que a luta pelo meio ambiente é, em síntese, uma luta pela justiça social, cultural e humana. É uma luta contra a exploração dos pobres, que são frequentemente os que mais sofrem com a degradação ambiental. É uma luta contra a desigualdade econômica, que muitas vezes está na raiz da exploração dos recursos naturais.

Como disse Matt Damon(2) e podemos incluir no pensamento sobre ambientalismo, a pobreza não se resolve sem água e sem saneamento. Muito menos destruindo o meio ambiente e desrespeitando e poluindo as águas.

SEJA UM AMBIENTALISTA

A luta por um mundo mais justo e sustentável depende, certamente, do posicionamento de cada um, nas redes sociais, em casa e na luta. Outrossim, devemos lembrar que aqueles que se dedicam a essa causa não são inimigos, mas defensores de nosso futuro comum. Desta forma, não basta apenas cuidar de nossos próprios jardins, mas entender as questões mais amplas em jogo e apoiar os que lutam na causa.

O ambientalismo é, portanto, não apenas sobre a proteção do meio ambiente, mas sobre a proteção de nós mesmos e de nossas comunidades.

APOIANDO AMBIENTALISTAS

Assim sendo, algumas maneiras de apoiar os verdadeiros ambientalistas, podem fazer parte de nosso cotidiano. Por exemplo, podemos citar:

Eduque-se e aos outros: Aprenda sobre as questões ambientais que estão afetando nosso planeta e compartilhe esse conhecimento com os outros. Quanto mais pessoas estiverem cientes desses problemas, mais provável será que elas tomem medidas para resolvê-los. Comece pelo seu prédio ou comunidade e faça a coleta seletiva de lixo.

Apoie organizações ambientais: Muitas organizações estão trabalhando duro para proteger o meio ambiente. Você pode apoiá-las doando dinheiro, tempo ou recursos.

Participe de ações locais: Junte-se a grupos locais de conservação e participe de ações como limpezas de praia, plantações de árvores e protestos pacíficos.

Viva de forma sustentável: Faça escolhas de vida que minimizem seu impacto no meio ambiente. Isso pode incluir coisas como reciclar, usar menos energia e água, e escolher produtos que sejam ecologicamente corretos.

Vote em líderes defensores do meio ambiente: Apoie políticos que entendam a importância da proteção ambiental e tenham disposição e coragem para defender medidas protetivas.

Defenda os direitos dos ambientalistas: Muitos ambientalistas enfrentam perseguição e violência por causa de seu trabalho. Fale e lute contra  essas injustiças e defenda os direitos dos que entendem e praticam o ambientalismo humanitário.

Lembre-se, cada pequena ação, inclusive no seu espaço local, mesmo que seja num grupo de rede social, pode fazer a diferença. Diga não aos individualistas, negacionistas e outros que só destroem a natureza e o meio ambiente.

GREEN PEACE

Aqui, abrimos um espaço para uma entidade que é das pioneiras quando falamos de ONGs ambientais, a maioria que sofre críticas monumentais. Desde que ocorreu a sua criação, em 1971, atua e está presente, formalmente, em mais de 50 países. Com a missão de promover mudanças na concepção de um mundo mais habitável, proporciona muitas atividades. No Brasil, atua desde 1992 em parceria com entidades ambientalistas, grupos de direitos humanos e grupos da sociedade civil. Estes grupos combatem a exploração do meio ambiente como, por exemplo, a destruição da Serra do Curral em BH e o desmatamento do Cerrado.

Existem muitas entidades que defendem a natureza e o meio ambiente no Brasil. Entretanto, não tem força suficiente, principalmente se não contam com o apoio da população. Infelizmente, as vítimas e dos acidentes naturais se conscientizam quando mais estão sofrendo, ficando à mercê da caridade.

Enfim, é importante lembrar que o apoio pode vir de várias formas, seja através de doações financeiras ou trabalho voluntário. Por outro lado, a atividade de evangelização, espalhando a palavra sobre o trabalho importante dessas organizações é crucial. O antropólogo francês Claude Lévi-Strauss acertou em cheio sobre esta concepção que atualmente as pessoas praticam. Bricolagem pura e simples.

Cada pequena ação, desde que feita muito além de cuidar de seu jardim ou horta, conta muito!

 "Amanhã tem mais ..."

P. S.

(*) Comemora-se, no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data, iniciativa da ONU, faz pouco sentido no momento em que os brasileiros vivem. Deixei a publicação deste texto para o dia seguinte, pode fazer algum efeito diferente.

(1) "Entre Sem Bater - Chico Mendes - O Ambientalismo" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/06/06/entre-sem-bater-chico-mendes-o-ambientalismo/

(1) "Não Foi Acidente - O Crime do Século" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2016/02/26/nao-foi-acidente/

(2) "Entre Sem Bater - Matt Damon - Água, Saneamento e Pobreza" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/03/11/entre-sem-bater-matt-damon-agua-saneamento-e-pobreza/