CRONICA DA PARANOIA DA SEGURANÇA

Hoje entrei na panificadora que frequento e dei com uma câmera sobre as prateleiras. Até fiz um comenário com a atendente que habitualmente está por lá nesse horário e ela disse que agora são Big Brother. Não que eu tenha aceitado bem o comentário mas deixei pra lá vez que é um programa de TV que nunca assisti por considerar absurdo que pra ganhar um grana alta pessoas se submetam a tanta invasibilidade.

Mas voltando à camera, creio que os proprietários do estabelecimento sintam-se mais confortaveis tendo uma camera a espreitar os frequentadores.Há quem afirme que é para ver se alguem está furtando ou mesmo se preparando para um assalto. Não sei se tem alguém todo o tempo monitorando ou seja, um funcionário apenas para estar na frente dos monitores vigiando os frequentadores, afinal se trata de uma rede de panificadoras da cidade e se é uma franquia tem de estar de acordo com as normas e caracteristicas de todos os outros estabelecimentos franquiados. Em todo caso ´é desconfortável eu descobrir que estou sendo monitorada ,embora eu entenda que se trata de um moderno dispositivo de segurança. Mas que é incomodo é,né?

Alguem já me disse que a camera serve para identificar suspeitos de estarem em alguma atividade ilicita dentro da panificadora. Tudo bem, pode até ser, não vou questionar isso, não sou empresaria, não monitoro ninguém .

Mas , vamos pensar: se a pessoa entra armada( quem está armado sabe que pode atirar a qualquer momento, né?) e dá voz de assalto, alguem que ,involutriamente se mexe ,questiona o evento ou tenta reagir, será alvo da reação do assaltande e,possivelmente,pode levar um tiro e morre. A camera filmou tudo, os suspeitos póderão ser identificados mas a pessoa que morreu pode voltar a Vida?

E nisso que penso quando vejo cameras espalhadas por um recinto e ,realmente, me assustei ao ve-las num estabelecimento que costumo frequentar. Ai vem alguém e diz que a morte da pessoa foi uma fatalidade( Por que reagiu? Devia ter fiado quieto) e que isso não pode influenciar no direito do empresario de ter essas cameras em sua emprea.

Lembro do musico no Rio de Jnaeiro que foi alvejado dentro de seu carro onde estava com sua familia .todos indo a um evento musical onde ele se apresentaria, por um pelotão do exercito com 80 tiros apenas porque seu carro era igual ao carro que eles estavam perseguinmdo( e o musico, lógico, era uma pessoa preta)*

Não que seja um caso exatamente parecido, apenas ilustrei comu uma das tragédias que armas podem causar.

Um assaltante que está disposto a cemeter a infração, não vai se segurar diante de alguem que o uestione ou reaja contra ele.

Mais uma vez digo que não tenho condições de questionar medidas de segurança, afinal, também sou uma cidadã,mas uma camera instalada impede a morte de alguém?

*****

*Caso ficou conhecido pelos 80 tiros identificados em análise preliminar, mas nova perícia aumentou a contagem. Em 2019, militares do Exército descarregaram suas armas no carro onde o Evaldo Rosa estava com a família em Guadalupe; 9 disparos acertaram o músico. A União foi condenada de R$ 2 milhões à família do músico morto em ação do Exército com 257 tiros

Mulher e filho de Evaldo Rosa dos Santos também receberão pensão mensal. Caso ficou conhecido pelos 80 tiros identificados em análise preliminar, mas nova perícia aumentou a contagem.

Fonte https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2023/09/22/acordo-garante-indenizacao-de-r-2-milhoes-a-familia-de-musico-morto-em-acao-do-exercito-com-80-tiros-em-2019.ghtml

NINFEIA G
Enviado por NINFEIA G em 07/06/2024
Reeditado em 07/06/2024
Código do texto: T8080563
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.