Você sabe quem é o vice do seu candidato a prefeito
Geralmente, não nos atentamos como deveríamos ao candidato a vice-prefeito do nosso candidato a chefe de Executivo Municipal. E isto é um erro gravíssimo.
Goiânia é um bom exemplo atual: Maguito Vilela foi governador de Goiás e prefeito por duas vezes da cidade de Aparecida de Goiânia, com altíssimos índices de aprovação. Nas últimas eleições, venceu para prefeito de Goiânia, porém, faleceu, vítima de Covid, antes mesmo de se efetivar no cargo (tomou posse mas não assumiu). Poucos conheciam o vice-prefeito, que compôs a chapa simplesmente porque era pastor evangélico (e virou moda colocar evangélicos nas chapas por causa dos votos deste pessoal). Resultado: um dos piores prefeitos da história da capital, com a cidade esburacada, mal sinalizada, suja, e, ainda, com a administração envolvida em vários escândalos de corrupção (a Polícia já cumpriu mandados de prisão, por mais de uma vez, dentro do Paço Municipal); tão ruim que o partido dele não o quis como candidato à reeleição.
Reclamamos das administrações públicas, mas não fazemos nossa parte quando vamos votar.
Reclamamos dos Legislativos municipal, estadual e federal, mas, muitas vezes, nem sabemos em quem votamos no pleito anterior, ou, ainda, votamos em um candidato para o legislativo que não tem nada a ver com o candidato ao executivo.
Ainda temos muito o que aprender!