Ouro Preto

Prof. Arnaldo de Souza Ribeiro

“E ali na Rua das Flores

Na varandinha do bar

Tem a figura risonha

Do grande pintor Guignard

Que Deus botou nesse mundo

Para Ouro Preto pintar”

Cecília Meireles

Ouro Preto é uma bela e aconchegante cidade. Trata-se de um ícone, pelas belezas e características singulares. Desde sua fundação, foi palco de memoráveis e importantes acontecimentos – de ordem econômica, histórica, política e cultural – atributos que a tornaram conhecida e o consequente título de patrimônio universal da humanidade. Notabiliza-se pelos seus casarões de estilo barroco e por suas ladeiras íngremes. Sabe-se que, por suas ladeiras e casarões, no final do século XVIII, transitaram aqueles heróis que ousaram sonhar com a liberdade, com destaque para o alferes Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes. Sabe-se também que Tiradentes fez seus os ideais dos iluministas que orientaram a Revolução Francesa e os defendera com galhardia e coragem até a véspera de sua morte, ocorrida no dia 21 de abril de 1792, no Largo da Lampadosa, Rio de Janeiro, hoje Praça Tiradentes.

Ouro Preto encontra-se a 99 Km de Belo Horizonte, a 170Km de Itaúna e a 210Km de Divinópolis. As estradas de acesso são asfaltadas e bem sinalizadas. Desse modo, tornou-se um dos grandes atrativos turísticos de Minas Gerais.

É comum nas noites de Ouro Preto encontrar temperaturas baixas, com garoa e névoa que encobrem suas montanhas e ofuscam as luzes dos seus candelabros. Pelas ruas, escuta-se com frequência o burburinho dos turistas do Brasil e do mundo que, fraternalmente, entrelaçam seus idiomas e seus caminhos em direção aos teatros, restaurantes, tabernas e cachaçarias.

No início do ano, seu animado e tradicional carnaval movimenta a cidade com antigas marchas, blocos centenários e, quarenta dias depois, como a pedir perdão pelos excessos, os fiéis percorrem com fé suas ladeiras no compasso dos sinos, dos cânticos, das rezas e das procissões nos eventos festivos da Semana Santa.

Na Festa de Corpus Christi, os artesãos e anônimos cristãos, marcados pela fé e pelo entusiasmo, exercitam seus dotes artísticos na elaboração dos tapetes por onde passará o Divino Espírito Santo, seguido por numerosos e fervorosos cristãos.

No mês de julho a cidade veste-se de alegria e festa para receber artistas e turistas do Brasil e do mundo para o tradicional Festival de Inverno.

No dia 12 de outubro, a cidade e as repúblicas abrem suas portas, os braços e os corações, para receber os participantes da tradicional festa dos estudantes do passado e do presente.

Compromissada com a cultura, com o idioma, com a cidadania e com a redemocratização do país, a cada ano, a Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, promove o Fórum das Letras, ocasião em que a cidade recebe escritores, pensadores, historiadores e artistas, para debaterem acerca da cultura e dos problemas nacionais, na busca da consolidação do Estado Democrático de Direito, pelo viés da literatura, da educação e da cultura.

Ouro Preto também se destaca pelo espírito fraterno de seus habitantes, pela segurança com que os turistas podem transitar pela cidade, mesmo nas altas madrugadas. Some-se a isso a diversificação de sua culinária e opções de lazer.

Enfim, Ouro Preto, por seus diversos atributos, em qualquer ocasião do ano, é bom visitá-la. Ademais, é gratificante caminhar sem destino por suas ladeiras, contemplar seus casarões, ver a névoa que cobre a cidade, visitar seus museus, suas praças, refletir sobre seu passado, presente e futuro. Assistir a uma peça ou a um concerto no Teatro Municipal de Ouro Preto, antiga Casa de Ópera Vila Rica, inaugurada no dia 6 de junho de 1770, o mais antigo Teatro em funcionamento na América Latina. Jantar ao som de uma boa música ao vivo em um de seus inúmeros restaurantes, acompanhado por um bon vin ao lado de uma boa companhia. E ainda, na manhã seguinte, alimentar a alma com as orações e agradecimentos ao Grande Arquiteto do Universo no interior de suas emblemáticas e silenciosas Igrejas barrocas.

Acredita-se que foi a somatória dessas belezas e valores que motivaram a imortal poetiza Cecília Meireles assim manifestar: “Ouro Preto, um gênio singular a protegeu, desde o princípio, quando era Vila Rica e fê-la surgir: prestigiosa e riquíssima, das curtas ondas de um riacho – fábula maior que a da própria Vênus, que nasceu do grandioso mar”.

E agora, para orgulho dos ouro-pretanos, mineiros e brasileiros uma de suas ruas, a Conde de Bobadela, mais conhecida como Rua Direita, encontra-se entre as seis ruas mais belas do mundo, conforme lista divulgada pela plataforma de viagens Booking. As outras contempladas: Rua Caminito, em Buenos Aires; Duval Street, em Key West; Rua Spiegelgracht, em Amsterdã; a Via Celio Vibenna, em Roma; e Yonge Street, em Toronto.

Texto publicado na Antologia AMCLAM & Convidados - V. I - 2023, Pag. 117, organizada pelo Acadêmico Carlos Augusto Furtado Moreira - São Luís, MA e na 14a Antologia da Academia Formiguense de Letras - AFL - 2024, Pag. 30, organizada pelo Acadêmico Paulo José de Oliveira.

* Arnaldo de Souza Ribeiro: Pós-doutor (ULPGC), Doutor (UNIMES), Mestre (UNIFRAN). Professor do curso de direito da UIT, foi seu coordenador por nove anos. Membro da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa (ACLGR), da Academia Itaunense de Letras (AILE) e Presidente da Academia Maçônica de Ciências e Letras de Itaúna (AMACLI). Acadêmico Correspondente Nacional da Academia Formiguense de Letras (AFL). Acadêmico Correspondente da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM). Membro da Academia Hispano-Brasileña de Ciência, Letras y Artes (AHBLA), do Instituto de Direito de Língua Portuguesa (IDILP) e da Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa (CJLP) de Lisboa.