A vida vale a pena ser vivida?

No amanhecer, o sol desenha sombras nas ruas da cidade. O céu, ainda tingido com os últimos resquícios de um azul noturno, começa a clarear lentamente, abrindo espaço para a luz do dia. As pessoas, em seus passos apressados, mal notam o espetáculo diário que se desenrola acima de suas cabeças. Olhos fixos nos relógios, mentes presas em compromissos e prazos, perguntas veladas ecoam em pensamentos perdidos: "A vida vale a pena?"

 

Maria, uma professora dedicada, encontra-se na sala de aula, onde a algazarra das crianças mistura-se ao som da campainha escolar. Entre lições de matemática e histórias da literatura, ela vê nos olhos curiosos dos seus alunos a promessa de um futuro repleto de possibilidades. Em momentos de cansaço, Maria questiona se seus esforços fazem diferença. Mas então, um sorriso espontâneo, uma descoberta entusiasmada, um agradecimento tímido, e a resposta brota em seu coração. Sim, a vida vale a pena.

 

João, um pescador, lança suas redes ao mar nas primeiras horas do dia. O cheiro salgado da brisa e o balançar das ondas são suas companhias constantes. Às vezes, o mar é generoso, outras vezes, não. Há dias em que a pesca é farta, mas há aqueles em que ele volta para casa com as mãos vazias. Contudo, ao contemplar o horizonte infinito, ao sentir a liberdade de estar em sintonia com a natureza, ele entende que há algo mais profundo e essencial que o sustenta. E então, com a serenidade de quem conhece o valor das pequenas coisas, ele reafirma para si mesmo que sim, a vida vale a pena.

 

Ana, uma jovem estudante, está imersa em seus livros, navegando por mares de conhecimento e aspirando a mudar o mundo. Em noites longas, com a luz do abajur como única testemunha de sua luta, as dúvidas surgem. Será que seus sonhos são alcançáveis? Será que seus esforços serão recompensados? Mas em cada nova ideia, em cada avanço na sua pesquisa, Ana encontra uma faísca de esperança, uma confirmação de que suas aspirações têm valor e propósito.

 

Na correria diária, entre desafios e realizações, nas pequenas alegrias e nas grandes conquistas, a pergunta "A vida vale a pena?" ecoa em cada um de nós. As respostas podem variar, moldadas por nossas experiências, crenças e momentos. No entanto, há uma verdade universal que se impõe quando olhamos com profundidade para o que realmente importa.

 

Fernando Pessoa, com sua sensibilidade poética, resume essa verdade de forma magistral: "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena." Assim, cabe a cada um de nós ampliar a alma, acolher a vida com todas as suas nuances, e encontrar, na simplicidade dos dias, a certeza de que, sim, a vida vale a pena.

Prof Eduardo Nagai
Enviado por Prof Eduardo Nagai em 06/06/2024
Reeditado em 06/06/2024
Código do texto: T8079703
Classificação de conteúdo: seguro