NARRATIVA, O EUFEMISMO POLÍTICO

A criatividade e a esperteza de alguns políticos parecem ser ilimitadas. Com a finalidade de confundir a cabeça dos eleitores, muitas vezes até mesmo de iludir, inventam palavras exóticas ou neologismos com contornos de eufemismo para provavelmente esconder o sentido e os propósitos delas. A mais recente chama-se "narrativa", um vocábulo que já existe é claro e muito usado por escritores mas não com a conotação aplicada por eles.

A narrativa idealizada politicamente carrega o significado sutil de mentira, isso mesmo, a narrativa é a mentira criada e repetida dezenas e dezenas de vezes no intuito abjeto de se tornar verdade. A princípio essa palavra foi idealizada na surdina e os seus efeitos se mostraram tão eficazes, que atualmente não é mais falada às escondidas. Simplesmente os políticos interessados em mentir sobre determinado fato ou boato avisam aos quatro cantos, abertamente, que irão criar uma narrativa tendo esse ou aquele objetivo a eles favorável. Sim, não se importam mais em agir na calada da noite, bradam que narrarão uma mentira e essa, ao fim, será a verdade desejada com o fito de enganar o povo. A verdade mais mentirosa, sem dúvida, mentira cabeluda por assim dizer, porém sendo repetida incontáveis vezes passa a ser "verdade". Mesmo não sendo. Não é uma "fofura" escandalosa?

Confundido, o eleitor acredita na narrativa mais recente e afirma por "a" mais "b" que se trata de uma verdade. Mesmo tendo escutado o político em questão anteriormente confessar que a criação dessa narrativa (mentira) nasceu de sua esperteza. Viralizando nas redes sociais, ilude a título de verdadeira. Nem todos se deixam enganar, claro, ainda há sabedoria e lucidez em muitos para não se deixar levar pelo engodo, graças a Deus! Decerto a minoria, pena.

Estando a par dessa história de narrativa (mentira) os experientes nas falácias políticas buscam de todas as maneiras esclarecer o assunto através da internet, gerando o embate. Vence quem for mais persuasivo, pois a narrativa (mentira) depois de revelada tem o dom de se espalhar como vento. Infelizmente. O problema são os interessados nos lucros advindos da invencionice, por isso procuram calar quem ousa tentar desmentir suas narrativas (mentiras). Aonde chegaremos? Prevalecerá a mentira no âmago das narrativas?

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 05/06/2024
Reeditado em 05/06/2024
Código do texto: T8079023
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.