Complexo de cachorro vira-latas
O complexo de cachorro vira-latas que habita o subconsciente brasileiro e é marca deste povo mostrou suas caras há poucos dias, quando o Brasil precisou de uma influenciadora estrangeira para redescobrir Machado de Assis.
O brasileiro, ainda sob influência dos primeiros portugueses que para cá vieram, acompanhando Dom João VI, quando este fugia de Napoleão, sempre preferiu o produto estrangeiro, sempre valorizou as pessoas de outros países, por isso, desconhece os autores daqui. O brasileiro gosta de usar termos em língua inglesa enquanto mal sabe o básico de nosso idioma, e por aí vai.
Machado de Assis, o Bruxo do Cosme Velho, é o mestre, é figura importante na literatura nacional, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Autor de obras-primas, como Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Alienista, e tantas outras.
Há grandes escritores em todo o mundo, mas sempre há espaço para os brasileiros em nossas leituras. É uma lástima que uma estrangeira "ensine" ao brasileiro a grandeza de Memórias Póstumas de Brás Cubas, um dos livros mais geniais de todos os tempos.