MAIS UMA DISCUSSÃO ESTÉRIL
*Nadir Silveira Dias
Neste dia cinco de junho de 2024, Dia Mundial do Meio Ambiente, nasce mais uma discussão estéril que diz respeito às águas oriundas da foz que se forma na nossa Capital Porto Alegre.
Ora, quem diz que o Lago Guaíba não pode ser lago porque tem correnteza esquece, convenientemente ou não, que a Lagoa dos Patos também não pode ser Lagoa dos Patos porque também tem correnteza.
Teria que ser Rio dos Patos. E assim porque recebe as águas da foz ou delta do Jacuí que forma o Lago Guaíba ou Rio Guaíba que as entrega para a Lagoa dos Patos, ou Rio dos Patos, que pela correnteza que possui deságua no Oceano Atlântico, em Rio Grande.
Aliás, em tudo condizente com o nome dessa cidade marítima que provavelmente tem esse nome por causa do Rio (Grande) dos Patos ao desaguar onde se formou.
Ah! E não adianta a Marinha e o IBGE referir-se ao Guaíba como Rio porque o critério não pode ser diferente para um, o rio ou lago, e para outro, a lagoa ou rio, ambos com correnteza.
Por isso, se o Lago Guaíba não pode ser Lago porque tem correnteza, a Lagoa dos Patos também não pode ser Lagoa porque também tem correnteza.
Teria que ser Rio dos Patos. Sem sofismas!
05.06.2024 08h15
* Jurista, Escritor e Jornalista