Animais em Extinção: Quem poderá Nos Salvar?

ANIMAIS EM EXTINÇÃO: QUEM PODERÁ NOS SALVAR?

Finalização do texto Reeditado hoje, 04/06/2024 às 19:10h

A pergunta do título acima e que deu origem a este singelo texto, cuja resposta, acredito eu ( “homo sapiens” e chamado popularmente de “seres humanos”) , depende intrinsecamente do interesse, do propósito, da visão que temos em relação a todos animais” que habitam o planeta Terra.

Apesar da biodiversidade riquíssima de nosso planeta, existem inúmeros animais ameaçados de extinção, e que segundo fonte de pesquisa e que pode ser encontrada no final deste texto, posso citar por exemplo a Baleia azul, Urso polar, Coalas, Onça-pintada, Boto cor de rosa, Lobo-guará, Arara azul, Elefante africano, Pinguim africano, Tatu-bola, Mico-leão-dourado, Ariranha", Tamanduá bandeira, Borboleta Monarca, Abelhas, Gavião real (Harpia), Chimpanzé Bonobo – Pigmeu, Lobos, “Cães”, Macaco-prego dourado , Gorilas, Rinocerontes entre tantos outros que habitam o mundo.

De acordo com a mesma fonte, esse processo de extinção pode ocorrer por caça e pesca predatória… por retaliação… por prevenção; por causa da poluição, avanços agressivos da urbanização, uso de agrotóxicos exacerbados...descomedidos, mudanças climáticas entre fatores que em muitos dos casos estão sendo provocados e/ou intensificados pelo homem.

Extinguir...destruir...judiar... do meio ambiente...acabar com a fauna e a flora,,,o ecossistema, a biodiversidade e tudo que ela compõe é fazer isso a nós próprios, não?

Por exemplo, em relação a família “macacos, gorilas e chimpanzés”: - Você ainda tem dúvida que usar meios "negligenciosos", de imprudência e imperícia, sustentado por um interesse “maléfico”, extinguido-os da face do planeta, não é acabar, "biopsicosocialmente" falando, com os nossos registros, a nossa história, com o que sabemos, conhecemos no presente e que muito provavelmente será esquecida num futuro e não tão longínquo assim? Você não acha que acabar com os animais que polinizam, por um motivo ou por outro, não é “provocar a morte da vida no planeta”, hein?

Torturar, mutilar, sangrar “animais” até a morte, tirando-lhes partes de seu corpo para satisfazer os desejos, interesses financeiros e de STATUS mesquinhos, inebriantes provocando... colaborando para extinção deles (os animais) da face do planeta, não é… não seria a maior maldade, o maior atentado que o homem pode cometer contra si mesmo, contra seus “seus iguais”, contra a Mãe Natureza?

Bem, particularmente, pensando melhor sobre este assunto neste momento, me vem um adagio à cabeça: -Tudo o que se faz aqui, aqui também se paga: - Se faz bem a natureza, bem receberá. Se arranca, se faz sofrer, se mata um animal para tirar-lhe proveito desnecessário, indiscriminado; assim, de uma forma ou de outro, mal te sucederá a mim... a ti... ao outro.

No ademais, no que se refere a pergunta deste texto “Quem poderá salvar os animais de um processo de extinção”, penso eu que, tirando as “causas e efeitos que não podemos controlar”, somente nós com nosso conhecimento e arbítrio podemos fazer isso: - “Cuidando…combatendo o mal com a lei, ordem e justiça oriunda do bem e também com, penso eu, cuidando…combatendo o mal com apoio do próprio mal que pode ser formatado em determinadas situações e ocasiões, como esta por exemplo, para ajudar na preservação e evolução dos animais no nosso planeta.

É o que penso.

Marco Bueno

Convido você a conhecer minha página no Facebook: www.facebook.com/raciociniocritico

Fonte de Pesquisa:

Animais em extinção:

https://brasilescola.uol.com.br/animais/animais-extincao.htm

Animais predadores - Porque não eliminar

https://ilhadoconhecimento.com.br/animais_predadores_nao_eliminar/ 

Caça ilegal de marfim gerou Elefantes sem presas

https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2018/11/caca-ilegal-marfim-elefante-presas-genetica-evolucao-dna-guerra-civil-mocambique

MarcoBueno
Enviado por MarcoBueno em 04/06/2024
Reeditado em 13/06/2024
Código do texto: T8078432
Classificação de conteúdo: seguro