Entre Sem Bater - Liberdade de Pensamento

Søren Kierkegaard disse:

"... as pessoas exigem liberdade de expressão como compensação pela liberdade de pensamento que raramente utilizam ..."(1)

Com toda a certeza, alguns assuntos e temas apresentam uma aridez natural para qualquer debate. Como se não bastasse, a maioria deles não tem espaço nas redes sociais da atualidade. Desse modo, alguém como Kierkegaard sofreria ataques ferozes de haters, coaches e influenciadores.

O PENSAMENTO

Atualmente, desmascarar aqueles que são contrários à liberdade de pensamento e de expressão não é fácil. As narrativas(2), por mais absurdas e inomináveis que sejam, dominam mentes e corações, limitando qualquer capacidade de reflexão.

Desta forma, assim como já destacamos, a palavra pensamento tem muitas acepções e quando associamos com liberdade, torna-se mais interessante. Senão vejamos algumas abordagens para o tema que alguns lexicográficos apresentam.

Existem, sem dúvida, dezenas de sinônimos para ao menos uma dúzia de aplicações do termo-frase deste texto. Entretanto, destacamos aquele que parece ser o de maior importância: a capacidade de pensar. É provável que existam pessoas que vão afirmar que alguns outros não possuem essa capacidade. Por outro lado, ao ler este texto integralmente, um ou outro leitor dirá que o texto é paradoxal e confunde as pessoas. Surpreendentemente, é exatamente esta posição que propomos na trilha "Entre Sem Bater", mostrar às pessoas que isso é avançar.

Pensamento, desse modo, diz respeito a:

Compreensão,

Conhecimento,

Consciência,

Discernimento,

Inteligência,

Raciocínio,

Senso.

Com toda a certeza, as pessoas possuem todas as qualificações e capacidade de pensar, mas podem não ter a liberdade de fazê-lo. É provável que vários fatores que podem obnubilar este comportamento, um deles, o mais deplorável, é a preguiça mental(3).

LIBERDADE DE PENSAMENTO

As redes sociais, inquestionavelmente, colocaram a liberdade de pensamento em xeque e refém de modismos e falácias. Embora a criação destas plataformas objetivem a interação e troca de ideias, todas sofrem severas restrições nas bolhas e grupos. A natureza desses espaços virtuais privilegia uma série de fenômenos que  limitam a capacidade de reflexão das pessoas. Desse modo, ao invés de expandir os horizontes intelectuais e cognitivos dos que participam das redes sociais, as limitações imperam.

Um dos fatores mais críticos para esse cerceamento do pensamento é a influência de indivíduos sem qualificação. A maioria destes indivíduos ganham notoriedade por sua capacidade de gerar engajamento e retorno monetário. Desta forma, sua incompetência ou desconhecimento sobre os assuntos que eles  abordam se escondem atrás de mentiras. Influenciadores e subcelebridades, frequentemente, emitem opiniões superficiais ou cheias de meias-verdades, que se disseminam e ganham o mundo. Depois que ganharam compartilhamentos acríticos, de seus seguidores e fãs , mesmo que seja uma mentira, não tem retorno. . Esse fenômeno cria bolhas temáticas onde a desinformação e os mitos crescem, e o contraditório desaparece.

Como se não bastasse, a preguiça mental dos seguidores e fãs contribui significativamente para esse cenário caótico e servil. A facilidade de acesso à informação rápida e de fácil digestão nas redes sociais desestimula o esforço necessário para qualquer reflexão.

SEGUNDA MÃO

Em vez de buscar fontes confiáveis e de mergulhar em leituras mais complexas, a maioria prefere consumir opinião de segunda mão(4). Assim sendo, essa atitude contribui para a formação de opiniões rasas e sem fundamento, que raramente sofrem questionamentos. Adicionalmente, se algum seguidor ou fã receber questionamentos, nenhum debate prossegue e não existem réplicas e tréplicas.

Outro aspecto relevante é a resistência a opiniões contrárias, numa forma de escravidão mental irreversível. As redes sociais têm algoritmos especiais para promover o conteúdo que agrada a cada perfil. . Desta forma, cria-se um ambiente onde se reforçam os próprios preconceitos e ideias. Algoritmos simples selecionam e exibem informações com base nos interesses e comportamentos anteriores de cada pessoa nas redes. E, como num passe de mágica, surgem "bolhas" do pensamento homogêneo e de opiniões sem contraditório.

Isso limita, sem dúvida, o contato com perspectivas diferentes e impede que as pessoas se confrontem com opiniões divergentes.

DIVERSIONISMO

Temas complexos, como os que Kierkegaard estudou, debateu e criticou, não passam em nenhum filtro de ideologias nas redes sociais. Por outro lado, podemos dizer que debates neste sentido estão presentes somente em pequenos grupos com restrições. Evita-se, frequentemente, estes temas nos grupos e redes sociais, de forma hipócrita e cínica.

Enfim, a preferência pelo entretenimento rápido, diversionismo e pelas informações simplórias faz com que assuntos inteligentes sofram marginalização.  Questões políticas, científicas e filosóficas, que exigem uma análise crítica, perdem espaço para conteúdos triviais e superficiais.

Esses fatores combinados levam a um ambiente onde a liberdade de pensamento sofre extensas restrições. A comodidade das redes sociais e a busca por aceitação social promovem uma conformidade intelectual que desestimula o pensamento crítico. Os usuários adotam  opiniões populares e evitam conflitos, resultando em uma homogeneização das ideias e na diminuição da capacidade cognitiva. A aceitação e o reconhecimento dentro da comunidade virtual tornam-se mais importantes do que a busca pela verdade e pelo conhecimento. E, surpreendentemente, qualquer desobediência(5) a regras de limites arbitrários promove punições e isolamento.

Atualmente, o livre pensar e o pensamento crítico são uma espécie de crime inafiançável nas redes sociais.

PENSAMENTO CRÍTICO

O pensamento crítico merece um destaque na temática em curso, pois traz uma série de benefícios, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Aqui estão alguns deles:

Melhora a Tomada de Decisão: O pensamento crítico ajuda a analisar informações de maneira objetiva e lógica, proporcionando decisões mais informadas e eficazes.

Promove a Independência do Pensamento: Ao questionar ideias e suposições, o pensamento crítico promove a independência de pensamento e a autoconfiança.

Aprimora as Habilidades de Resolução de Problemas: O pensamento crítico envolve a identificação e análise de problemas, o que melhora a qualidade das soluções.

Fomenta a Criatividade: Ao questionar o status quo e explorar diferentes perspectivas, o pensamento crítico pode levar a ideias e soluções criativas.

Aumenta a Compreensão: O pensamento crítico envolve a análise profunda de ideias e argumentos, o que pode levar a uma melhor compreensão dos tópicos.

Portanto, o pensamento crítico é uma habilidade valiosa que pode trazer muitos benefícios em várias áreas da vida. É uma ferramenta poderosa para a aprendizagem, a inovação e a liderança. Infelizmente, a maioria das pessoas, com tática de sobrevivência, não pensa e não exerce suas liberdades de pensamento e expressão.

Enfim, as redes sociais, ao invés de ampliarem o conhecimento e a consciência funcionam como barreiras para a reflexão. A influência de figuras sem qualificação, a preguiça mental, e a marginalização de temas complexos formam uma sociedade em involução. A preguiça mental atrasa o desenvolvimento do pensamento crítico, impedindo que os indivíduos se desafiem e se engajem em processos intelectuais. A superação desses obstáculos exige muito mais do que boa vontade e abertura ao debate. Desse modo, estamos, mesmo com a mais alta tecnologia, longe de termos um ambiente onde a liberdade de pensamento possa florescer.

 "Amanhã tem mais ..."

P. S.

(*) Kierkegaard viveu tempos em que somente os que estudavam muito tinham a coragem de contrapor dogmas e crenças. Com toda a certeza, ter um pensamento crítico naquele tempo podia o levar até uma guilhotina ou fogueira de cristãos.

(1) "Entre Sem Bater - Søren Kierkegaard - Liberdade de Pensamento" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/06/04/entre-sem-bater-soren-kierkegaard-liberdade-de-pensamento/

(2) "Entre Sem Bater - Bernardin de St. Pierre - As Narrativas" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/01/07/entre-sem-bater-bernardin-de-st-pierre-as-narrativas/

(3) "Entre Sem Bater - Liz Hurley - Preguiça Mental" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/03/10/entre-sem-bater-liz-hurley-preguica-mental/

(4) "Entre Sem Bater - Mark Twain - Segunda Mão" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/02/26/entre-sem-bater-mark-twain-segunda-mao/

(5) "Entre Sem Bater - Henry David Thoreau - A Desobediência" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/05/30/entre-sem-bater-henry-david-thoreau-a-desobediencia/