REENCONTREI MEUS SEIS PRIMOS
Prólogo
Tenho dezenas de primos e primas, minha família é numerosa. Hoje quero escrever sobre um desejado reencontro de seis desses primos há muito desencontrados. Encontramo-nos numa prazerosa tertúlia, em 01/06/2024, na casa de D. Maria Pedro Rodrigues, por ocasião da comemoração dos 94 anos de nascimento dessa simpática anfitriã, mãe dos seis primos notáveis.
Numa casa aprazível, situada na Rua Cícera Cecília Feitosa, 165, no bairro das Malvinas, Campina Grande, PB, numa noite fria e chuvosa, reencontrei meus primos: Lurdes, Elza, Gorete, Socorro, Sônia e Enoque, todos unidos por laços de amor que o tempo não desfaz. – (Nota deste Autor).
QUEM SÃO MEUS SEIS PRIMOS
Lurdes, Elza, Gorete, Socorro, Sônia e Enoque são filhos de D. Maria Pedro Rodrigues e de meu falecido tio José Rodrigues (Dudé). Trata-se de seis irmãos, unidos pelos laços sanguíneos, primavera em seus olhos, riso no passo lastrado na superação de seus limites e dificuldades existenciais.
Juntos, ainda no frescor da adolescência, meus primos enfrentaram o mundo adverso com graça e coragem, depois do prematuro falecimento de meu tio José Rodrigues (Dudé). Atualmente, cada um, é uma estrela em sua própria constelação, em seus mundos graciosos e encantados.
AS CARACTERÍSTICAS DOS MEUS PRIMOS
1. Lurdes, a pacificadora, às vezes, sonhadora, sendo a mais comunicativa, olha para o céu, buscando segredos nas estrelas que brilham e rebrilham no esplendor de sua alma.
2. Elza, assim como o céu ao entardecer, seus olhos azuis não revelam histórias e segredos, mas iluminam o mundo como um brilho etéreo, fazendo-a relicário dos seus mistérios e benfazejos desejos.
3. Gorete, a sábia, lacônica e discreta, guarda histórias antigas. Nas rugas do tempo ela encontra a sabedoria necessária para se manter íntegra e responsável como uma fiel guardiã dos seus segredos e das outras irmãs notáveis.
4. Socorro, é uma exímia cozinheira e doceira. Corajosa, enfrenta o vento, com a força de um furacão, ela não se curva para ninguém nem nada; parece ser quem equilibra os ânimos de todos os demais irmãos auxiliada pela Lurdes pacificadora.
5. Sônia, a alegre, dança com os raios do sol, outrora enfrentou seriíssimos problemas de saúde, mas hoje ela é a risada que ecoa pelos campos floridos de seu imaginário bosque encantado. Discreta, tem em sua mente a chave do cofre onde guarda seus mais íntimos segredos.
6. Enoque, é um homem trabalhador, valente e destemido, sempre esteve presente quando as irmãs se encontravam para debaterem um assunto de família onde as dificuldades eram resolvidas por consenso, depois de aprazível debate.
CONCLUSÃO
Seis primos, com vidas entrelaçadas, cada um com sua própria história e jornada determinada pelo benevolente e onisciente criador. Juntos, meus primos formam um laço inquebrantável, uma alegria preciosa, um tesouro inestimável para mim e da família, todos presenteados com caracteres ilibados.
Minhas queridas e icônicas primas têm a proteção do irmão valente Enoque. Trata-se de um homem aguerrido e leal aos seus princípios inegociáveis. Todos, primo e primas, são discretos e comedidos em suas ações e palavras, foram educados a duras penas, mas aprenderam a amar e respeitar seus pais e suas raízes familiares.
Dessa mesma estirpe faltou ao reencontro a prima Graça, por se encontrar residindo no Estado do Rio de Janeiro, mas abraçar os demais supracitados primos, nessa noite (01/06/2024) abençoada e memorável foi o epílogo de minhas aspirações iluminadas.