O QUE SIGNIFICA O NOME DA ALDEIA INDÍGENA ITANHOMI?
O QUE SIGNIFICA O NOME DA ALDEIA INDÍGENA ITANHOMI?
Boa tarde Grupo abençoado, eu moro na roça no interior de Rondônia, mas sou nascido em Itanhomi Minas Gerais, que é interior também, fica próximo à Governador Valadares. Itanhomi era o nome da Aldeia Indígena da etnia Aimorés, que habitaram o local, antes da chegada dos Europeus que trabalham na exploração de ouro no Espírito Santo e Minas Gerais.
A Aldeia Itanhomi era governada pelo Chefe Indígena Cacique Queiroga, O nome Itanhomi, significa Pedra Escondida, ou seja: Ita = Pedra, Nhomi = Escondida.
Os indígenas da Aldeia Itanhomi não queriam deixar a Aldeia em razão de possuir uma enorme quantidade de ouro, não sendo possível transporta-la. Um espião dos garimpeiros, disfarçado de Indigenista, revelou o segredo da pertinente resistência.
Os garimpeiros sequestraram o Cacique Queiroga, exigindo todo o ouro para seu resgate. O falso indigenista se encarregou de intermediar a negociação afim de resgatar o Cacique, no entanto os guerreiros indígenas itanhomienses desconfiaram do suposto negociador e decidiram romper com o vínculo de amizade e o prenderam, e ofereceram em troca do Cacique Queiroga.
Assim conseguiram libertar Queiroga sem entregar o ouro, e sem derramamento de sangue.
Queiroga, muito preocupado com esse ataque, fugiu com seu povo para outro local não tão distante e fundou outra Aldeia denominada Alto do Queiroga. E todo o ouro ficou enterrado não dentro da oca, mas sim um pouco distante, onde é hoje uma praça, em frente a Igreja Católica da cidade.
Os garimpeiros escavaram por todos os lados, e não encontrando o ouro escondido, suspeitaram que o espião houvesse os traído, já que ele afirmava categoricamente que havia contemplado sete enormes potes de porcelana indígena com desenhos tribais cheios de pepitas de ouro, antes do sequestro do Cacique Queiroga.
Bateram muito no espião exigindo que ele confessasse onde estava o ouro, mas ele era inocente, não tinha nada a revelar, e foi torturado até a morte. O ouro continua escondido embaixo da Praça.
Um certo alemão da família Werneck se envolveu com uma Índia Aimorés e a engravidou, depois que nasceu a menina de origem mista, ele comprou a criança que foi criada amamentando em uma negra escrava na Fazenda de café próximo a Alto do Queiroga.
A menina Índia de olhos azuis cresceu e foi registrada como Rosa de Souza Werneck, ou Luiza de Souza Werneck, que deu origem a minha família, ou seja, apesar de eu ser branco, sou Indígena...
Léo Nardo WebSniper
Fonte: Relato de Pai pra Filho.