NÍVERs DOS AMIGOS FULANOS DE TAL ...

PELAS NOVAS ACEPÇÕES DAS PALAVRAS...

Vivemos tempos revolucionários, em toda a semântica funcional do que chamam "Vida Humana".

Dizem que ela está mais fácil, mais prática e mais rica em "contato humano"; e as redes sociais fazem parte dessa "revolução antropológica" , inclusive dos números.

Todos os conceitos mudaram numa "Era de vanguarda social", essa, super HIGH TECH" , na qual a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL toma força em todas as áreas do conhecimento.

Essa nova "ferramenta de sobrevivência" , algo HUMANÓIDE, é conceituada como um "hardware formatado com rica, profunda e complexa rede de neurônios artificiais, possuidor duma memória gigante na qual um algoritmo de "informações e pensamentos hierarquizados" nela foi inserido para que uma máquina , a principio comandada pelo Homem, assuma a função de emular a atividade Humana. Supimpa!

Super incrível, principalmente quando nos reportamos aos saudosos tempos "dinossáuricos" , aqueles recentes ontens das já bem antigas relações humanas.

A amizade, a exemplo, mudou bastante. Virou algo binário e instantâneo.

Nas redes sociais, não poderia haver uma sociologia mais presente e atuante, virtualmente, é claro.

Todos se amam profundamente. Uma emoção inenarrável...que movimenta a Terra.

Lá , a maioria tem muitos amigos, calorosamente virtuais e já administrados pelos algoritmos da IA , os que sabem mais de nós do que nós mesmos.

E foi assim que ali me avisaram: "hoje é aniversário do seu amigo fulano de tal...dê os parabéns a ele".

Confesso que fui super surpreendida!

Então, como todo ser virtual, socialmente normal, também fui à página dele, mas com uma certa estranheza que já conto qual foi.

Lá chegando, encontrei a informação..."CINCO MIL AMIGOS", acho que é o número máximo de amigos que a IA nos permite ter por ali...

E uma chuva emocionante de desejos de feliz aniversário, numerosos coraçõezinhos, calorosos beijinhos, emojis gentis, sentimentais, acolhedores.

Alguns até fizeram textinhos e os mais afeiçoados... textões.

E o aniversariante lá, quieto, mudo, impassível, sem pronunciar uma palavra sequer!

Que chato isso!

Algo que poderia sugerir uma falta de interação, de desconsideração, até de educação social, afinal, poderia ser um amigo virtual antissocial, isso também existe nesses tempos virtuais bem diferentes.

Só que não.

O amigo fulano de tal FALECEU há cinco anos. Perdeu o contato! Caiu o sinal!

E ninguém foi avisado, nem pela IA. Nem os da Terra e nem os do Céu!

E a página está lá, chamando todos os cinco mil amigos para a festa, ludibriando os amigos sob a óbvia falha dos neurônios artificiais.

A IA não sabe...e parece que muitos amigos também não, que o amigo fulano de tal agora está numa nova rede, na outra dimensão.

A pergunta que imediatamente me surgiu: como alguém, eu me refiro ao conceito antigo aqui da Terra, na verdadeira acepção da palavra AMIZADE, poderia ignorar o óbito dum amigo, ocorrido há cinco anos?

Que amigo / amizade seriam esses?

Algo a se pensar e repensar...e mandar o algoritmo deduzido para a IA rever seus conceitos.

Sem dúvida, tempos bem diferentes...sem os amigos de antigamente.

O tempo do superficial , algo surreal, dos cinco mil amigos fulanos de tal...