FLASHES DE UMA CIDADE
Vou passear por flashes do viver o cotidiano na mui leal e histórica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, que permite desfrutar de variado espectro de paisagens, que enfeitiça mesmo a nós, moradores de longa data, nesse balneário exaltado em prosa e verso por diversos artistas, e que estão gravadas no inconsciente do brasileiro, de qualquer naturalidade.
Cenários se concretizam a nossa frente de forma inesperada, mesmo estando desatento preocupado quem sabe com algum perrengue momentâneo. Então, ao terminar uma curva, você se encontra diante da praia de Botafogo, e não tem jeito, a beleza da enseada delineada ao fundo pelo icônico monte de pedra do Pão de Açúcar, emoldurada pelo céu azul pontilhado de sublimes nuvens branquinhas, pronto, agora seu foco é a beleza natural.
Mais a frente, a pista de rolamento sai da orla e te posiciona em meio a um parque urbano, onde jardins sem fim, ora salpicado de quadras de esporte que se prolonga por alguns poucos quilômetros, num ambiente banhado de verde, sem a interferência de postes e fiações deixando ainda mais limpa a paisagem.
Em outro momento, circulando pelo túnel Rebouças, que recebeu reforço na iluminação, evidenciando ainda mais os negros o piso e o teto, contrastando com as cinzentas paredes laterais, então, luzes externas começam a penetrar no interior do túnel, em breve darão brilho ao cenário de planos, cores e formas, seja bem vindo a Lagoa.
Caminhar nas Paineiras em dias de trânsito fechado a veículos tem o charme de uma viagem sem deixar acidade. Com sol, permite desfrutar de um presente oferecido por este balneário que tão bem mescla os verdes da Mata Atlântica, com muitas tonalidades do azul do céu e do mar. Agora, inusitado é caminhar por esse mesmo caminho em dias nublados, com temperatura e visibilidade reduzidas, passando a impressão de uma rápida fugida à região serrana.
Quando o objeto passa a ser paisagem litorânea, nada supera os ângulos inusitados da cidade a partir do Parque do Penhasco, encravado na encosta do Morro Dois Irmãos, onde bairros como Leblon, Ipanema e parte da Lagoa podem ser apreciados sob ângulo inusitado.
Para quem circula de motocicleta pela cidade, a Rua Jardim Botânico, na altura do Parque Lage, reserva uma surpresa prazerosa no verão, e incômoda no inverno, pois independente da temperatura do bairro, nesse ponto, sentirá a diferença de menos calor, função direta da invasão da floresta no tecido urbano.
A atmosfera da Praia Vermelha em direção ao mar remete a um tempo de natureza praticamente intocada e de feição inédita na cidade, protegida por duas longas formações rochosas, que avançam no mar, protegendo e embelezando sua profunda enseada de águas plácidas.
Um trajeto espetacular passa pelo circuito de praias que engloba Grumari, Prainha e culmina na descida da antiga estrada para Barra de Guaratiba, que permite visualizar em dias limpos todo manguezal de Guaratiba, limitado ao fundo pela baía homônima e a majestosa Ilha Grande.
Para quem nunca teve a curiosidade de remar na Lagoa, sugiro vivenciar essa experiência para lá de especial, bastam poucos metros de afastamento das margens, para cessar o barulho emitido pelos veículos. Então, você se encontra em posição estratégica para apreciar a paisagem, o único ruído perceptível é aquele gerado por remos entrando na água. A sutileza vem do recolhimento dos remos, e apenas o esquife cortando a superfície quase estática daquela imensa massa líquida.
Não vou nem entrar no mérito do por do sol no verão do Arpoador, mas em dias de ressaca no inverno, do ponto mais alto dessa massa rochosa que se projeta mar adentro, o show começa com uma série de ondas, que se encorpam até colidir com rocha, gerando ensurdecedor ruído, enquanto cobre do branco das espumas aquele mar azul. Na lateral voltada para Ipanema, vagalhões podem ser apreciados de lado, permitindo ao espectador apreciar o exíguo espaço de manobra dos bravos surfistas.
Agora, para fechar esse devaneio de flashes cariocas, lembro do espetáculo que acontece quando se levanta voo, ou mesmo se aterrissa no aeroporto Santos Dumont, aí sim fica disponível uma maquete para lá de detalhada da região que optamos por residir.