VALOR E PREÇO
Valorizar o que tem preço é mais comum do que se imagina, tem gente que valoriza um carro, uma casa, a posição social e mais um tanto de coisas que podem ser compradas. Esquecem, ou não sabem, que valor e preço têm aspectos completamente diferentes. Valor está ligado a sentimentos, e preço ao quanto de dinheiro se pode investir em determinada coisa desejada.
Para algumas coisas o dinheiro simplesmente não serve para nada, não se compra o amor verdadeiro, mas sim o arremedo de um sentimento análogo ao amor. Amizades não são seladas por dinheiro, isso tem outro nome. Amizades verdadeiras tem a ver com algumas afinidades pessoais, até as financeiras, por conta das pessoas envolvidas morarem, por exemplo, no mesmo condomínio, ou rua, ou bairro, por frequentarem o mesmo clube, torcerem para o mesmo time, afinidades geradas pelas circunstâncias, que, sozinhas, não são capazes de selar nenhuma amizade.
É necessário aprender a dar valor ao que realmente merece ter valor, aos amigos, família e a si próprio, enquanto pessoa. Há quem se desvaloriza, pessoalmente, de tal forma, por tão pouco, às vezes por migalhas pequenas, que fica difícil depois recuperar o seu devido valor. Há quem se desvaloriza somente para fazer parte de um determinado grupo, esses são descartados ao cometer a menor falha, amigos verdadeiros não abandonam o amigo que precisa, apoiam, chamam a atenção quando necessário, dizem, sem rodeios, o que é preciso ser dito e orientam o amigo que precisa. E o amor verdadeiro é aquela coisa gostosa, romântica, que aconchega e que também, vez ou outra, causa discussão, resolvida depois, entre os lençóis.