BEM VINDOS AO NAVIO DA VIDA!

Atenção criançada, muita atenção mesmo! Usem a imaginação de forma bem poderosa para desenhar na fantasia de sua mente a possibilidade de a casa ou apartamento onde vocês moram ser um imenso e maravilhoso navio confortável onde a abençoada família formada por seus pais, você e seus irmãos viajam dia após dia através do mar da vida tendo por bagagem os sonhos e desejos de sempre navegar em águas calmas e seguras.

Para a navegação ser tranquila o timão da embarcação precisa estar nas mãos dos dois melhores capitães, isto é seus pais, sem dúvidas, pois eles são tarimbados no controle de tudo que acontece durante o percurso diário da rota traçada no intuito do bem estar familiar, cuidando das necessidades de bordo, buscando os ventos mais favoráveis, provendo alimentação, vestimentas, as boas práticas de saúde, os meios mais adequados de educação e orientação dos filhos etc.

Sendo adultos responsáveis pela inclusão de vocês no mundo onde eles já se achavam meninada, amando a todos a ponto de dar a própria vida para que vocês sobrevivam e continuem a jornada mar afora, sendo o mar uma metáfora no sentido de vida, lógico que ficarão no comando do navio durante muitos anos até a maioridade e emancipação dos filhos.

Nunca digam "não" aos comandantes quando uma ordem for dada por qualquer um deles, por exemplo ir dormir, ir para a escola, parar de brincar com vistas a fazer o dever de casa, entre outros comandos. O navio tende a desestabilizar se a tripulação cria motins, resultando muitas vezes em castigos e lágrimas. As armadilhas são inúmeras ao longo do percurso, mas vocês desconhecem todas enquanto seus pais está parede cada uma delas. Portanto escutem eles e sigam os ensinamentos que lhes ministram dia e noite, no futuro a gratidão a eles emocionará seus corações. Lembrarão que se esforçaram de todas as maneiras para salvar vocês das mãos dos lobos.

Nesse caso, para evitar, sigam as instruções deles, que sabem muito bem o que fazem. Ah, e com absoluta certeza só querem o bem de vocês. Caso vocês optem por argumentar a respeito de algo que considerem injusto ou ruim peçam permissão para expor seus termos e ouçam com respeito a decisão de quem os ama incondicionalmente.

Jamais sejam influenciados pela morosidade das ondas, cair nelas por acidente ou mergulhar por decisão própria, sem conversar antes com quem está à frente da viagem e sabe mais sobre os perigos que rondam o navio dia e noite, não é sábio, o resultado às vezes pode ser trágico.

Em tudo por tudo fiquem atentos às regras da navegação, principalmente respeitando as palavras dos que comandam a travessia do navio com calmaria ou turbulência, eles farão sempre as melhores escolhas para suas vidas.

Para esse navio imaginado obter sucesso até o fim do caminho, ou seja, no intuito desse lar onde vocês moram permanecer feliz na medida do possível, sem balbúrdia e sem conflitos, há necessidade de persistir a obediência e a atenção a tudo que seus pais dizem, educam, avisam e orientam. Do contrário a embarcação afunda. Estou certo que a garotada não quer isso, não é mesmo?

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 03/06/2024
Reeditado em 03/06/2024
Código do texto: T8077521
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.