O "FAZER LITERÁRIO" EM ANANINDEUA

O "FAZER LITERÁRIO" EM ANANINDEUA

Embora fique lisonjeado com a escolha de meu nome para falar sobre a Literatura produzida em Ananindeua, penso que meu amigo "ERON"(ílio) CARVALHO seria a pessoa mais adequada para isso, porque 1) morava efetivamente "lá em Ananindeua" (como se dizia) e 2) acompanhou o desenrolar dos eventos literários e das pessoas que escreviam aqui, bem antes de eu "aportar" no "bairro" CIDADE NOVA 4, que era na verdade parte de um Conjunto Residencial de "9 Blocos", pois o imenso bairro de 3 ou 4 mil casas se chamava COQUEIRO. Tudo aqui entre este belo Shopping Metrópole e o outro mais antigo, o Castanheira, indo até quase o "Mangueirão" era o Coqueiro, que até 1994 ou 95 pertencia a Belém. Aliás, nessa mesma época MARITUBA era bairro ananin e, justamente lá por 1995/96 se emancipou, graças ao ex-prefeito de Ananindeua.

Por ironia do Destino, boa parte da Literatura nascida, digo, publicada nesse tempo nem podia ser chamada de "ananin", de Ananindeua, pois o Coqueiro era bairro da Capital. Curiosamente, apenas "Eron" morava "lá em Ananindeua" -- como se expressava o morador dos 9 Conjuntos, que não passam de 4 ou 5 -- e foi o primeiro escritor de que tenho notícia a lançar livro... em Belém, claro.

Toda a vida cultural da periferia era voltada para a Capital, vivia-se em função de Belém, de atividade cultural local apenas as Quadrilhas juninas, pois até o Carnaval era feito também em Belém, pelo "Quem São Eles" -- com sede onde é hoje o supermercado Portugal -- mais o Bloco "Caprichosos da Cidade Nova", liderado por um certo Loyola, adiante vereador.

Quando aqui cheguei em agosto de 1986 era prefeito "lá em Ananindeua" um certo Paulo Falcão... talvez sejam dois, até 3: o prefeito, o advogado (depois juiz) que criou o "Cartório Falcão" e, ainda, um padre ou diácono, hoje Bispo ou algo assim.

Lucinerges Couto -- que desconheço onde morava -- aglutinou os que escreviam, antes isolados, em um Grupo de amigos que efetivamente lançaram obras suas ou atuavam com destaque em atividades culturais... EM BELÉM. Nesse período eu estava mais preocupado com as coisas da Capoeira, empenhado em divulgar um Centro Cultural (?!) dedicado a ela e a "literatura" que eu produzia (via Jornais de Belém) tinha a Capoeira como objetivo.

Para quem queira pesquisar sobre AUTORES "ananins" daquela época, creio que a coletânea produzida pela FUNTELPA / Rádio Cultura FM em 1987 seja um ponto de partida e os arquivos do recém-criado CENTUR outro local esclarecedor. (*1) Em pleno Governo Jáder Barbalho, em 1988/89, a SECULT estadual promoveu um concurso de contos e de cordel muito concorrido, com diversos escritores morando aqui. (Meu futuro parceiro de dupla (quase sertaneja) ABIEZÉR SILVA venceu nos 2, porém as obras não foram publicadas pela SECULT. Além disso, a PMB-Belém tinha um livreto de capa verde -- os "Cadernos de Cultura" (criados em 1980, eu acho) -- onde poderemos encontrar autores "ananins" entre nomes conhecidos da Capital. O concorrido "Espaço Aberto" do jornal Diário do Pará e também a página de CARTAS de O Liberal publicavam textos literários de escritores modestos, meros leitores dos citados veículos, eu entre eles, me valendo do fato DE SER JORNALEIRO de ambos, entre 1987 e 2000 e pouco.

Havia pessoas escrevendo "fora das 4 linhas" dos Grupos criados por Lucinerges entre 1987 e 1991... o jornalista Jorge Granhen já era muito ativo, além de Carlos Ano Bom já pelos 80 anos e o professor da SEDUC ananin Andersen Medeiros (hoje, escrivão da PC) teria lançado em 2016 livreto infantil via SESC. Aliás, a Entidade fazia uma Feira Literária (para os associados e seus dependentes na sede campestre, Estrada do 40 Horas) com venda de livros usados e contação de histórias para a garotada, durante as férias de julho. Se bem me lembro, o mesmo SESC tinha um ônibus-biblioteca que ficava nas diversas praças tanto de Ananindeua como de Belém... me parece que a proposta não durou muito, os moradores não tinham interesse em visitar o veículo.

Certamente houve vida literária bem antes da entrada em cena de nosso "GRUPO DE AMIGOS ESPECIAIS DE ANANINDEUA" (1987/89, criação do Lucinerges Couto) reunindo-se "lá em Ananindeua", na Biblioteca Municipal -- esta aos cuidados de Raulino Silva -- e lançando 4 ou 5 livros na época -- "Eron" Carvalho, Felipe Silveira, Eliete Fabiano, Francisco Matos e eu, "com xeroxs", além de Abiezér Silva, premiado no CENTUR -- porém o início desta desta moderna jornada para a Literatura "ananin" se deu conosco, modéstia à parte.

"NATO" AZEVEDO (em 3/junho 2024, 3hs)

OBS: os cordelistas JETRO FAGUNDES e João de Castro também andaram por aqui nos anos 1980/90, tendo Jetro morado no município. Lá por 1995/96 o João de Castro promoveu COLETÂNEA com autores de diversos municípios, creio que com escritores de Ananindeua estre os participantes. Alfredo (hoje "Bragança", antes Guimarães) Garcia já era nome de destaque na seara cultural de Belém.

************

OBS: a filha do Jorge Granhen, GENI BEGOT GRANHEN, me informa que doou o acervo de Jornais DE ANANINDEUA para o CENTUR, onde está sendo digitalizado. Portanto, será bem mais fácil PESQUISAR sobre os escritores locais.

*************

OLHA AÍ, o comentário do amigo PAULO VON ATZINGEN (hoje em SP), ontem, dia 3/junho 2024, no FACEBOOK:

"Olá Nato. Acho que fui um Ananindeuense, pois morei em um conjunto residencial atrás da prefeitura de Ananindeua, de onde brotou (a edição de ) meu primeiro livro "CRONICONTOS MARABAENSES". Obrigado pelas lembranças !"