O Livre Pensar - Pensamento x Dogma
CONFRONTO
O confronto entre o pensamento é um dogma e algo que a maioria dos humanos não consegue se libertar. O livre pensar, a partir de um dogma ou pensamento alheio, é um grilhão que muitos não conseguem nem enxergar.
O confronto de termos pode embaralhar a mente das pessoas. Por exemplo, a capacidade de pensamento e a reflexão pode significar para muitos o livre pensar. Entretanto, existem nuances, similaridades e antagonismos nestas ideias que provocam confusões inomináveis.
Em outras palavras, tudo aquilo que limita nossas ideias e expressões como dogmas e crenças podem limitar nossa liberdade de pensar. Portanto, nestes tempos modernos, delimitações sobre o pensamento e a aceitação de ideias de segunda mão, obnubilam nosso livre pensar.
LIVRE PENSAR(1)
O livre pensar é inerente aos seres humanos que permite a formação de pensamentos, ideias e opiniões sem restrições ou influências externas. É a liberdade de explorar o mundo de ideias sem limites, permitindo a criatividade, a inovação e a descoberta. No entanto, existem vários fatores que limitam essa liberdade sem que a maioria das pessoas perceba.
Certamente, são muitas as possibilidades, aqui demonstramos apenas cinco pontos de altíssima relevância.
Educação e Socialização: Desde a infância, temos a tendência de pensar de certas maneiras e aceitar certas verdades. Isso limita, sem dúvida, nossa capacidade de pensar livremente, pois aceitamos regras sem poder questionar.
Mídia e Propaganda: A mídia desde que virou uma febre contagiante tem uma grande influência sobre o que pensamos e, surpreendentemente, como pensamos. Por isso, a propaganda, em particular, nos faz pensar e consumir de certa maneira e limita nosso pensamento livre.
Viés de Confirmação: Atualmente, esta é a tendência da moda, procurar e interpretar informações que visam a confirmação de nossas crenças existentes. Desta forma, isso pode nos impedir de ouvir e avaliar outras perspectivas, eliminando o livre pensar.
Medo do Desconhecido: Muitas vezes, temos medo do que não conhecemos e isso evita explorarmos novas ideias e pensamentos. Assim sendo, tendemos a ficar com o que é familiar, confortável, medíocre e estável.
Conformidade Social: A pressão para se conformar com as normas e as expectativas de aceitação social limitam qualquer possibilidade de autenticidade. A possibilidade de recebermos julgamentos e rejeições públicas dos nossos pensamentos ou ideias é assustadora.
Portanto, embora o “livre pensar” seja uma capacidade inerente, estes e outros tantos fatores, que podem limitar essa liberdade de pensamento. Reconhecer esses bloqueios é o primeiro passo para superá-los e realmente abraçar a liberdade de pensamento.
LIBERDADE DE PENSAMENTO
A princípio, é nosso propósito tratar o pensamento com seu oposto (dogma) de maneira pejorativa, mas sim reflexiva. Uma vez que os dicionários usam deste tipo de "defesa" para não contraporem a ideia de antagonismo dos termos. Seria muito cruel que eles assim determinem, pois fica muito fácil demonstrar que seguidores de dogmas não aceitam o livre pensar. É provável que eles nunca saibam como praticar o livre pensamento e expressão de ideias divergentes.
Desta forma, e a partir do texto anterior sobre dogmas(1), fica muito fácil pensar e derrubar os dogmas e opiniões de segunda mão.
Todo ser humano ao ler estes dois textos, e pensar, como dizia o filósofo, nunca mais será o mesmo. Por isso, a definição a seguir é mais simples do que no texto antagônico, pois basta ler e pensar para ter consciência.
"O principal veículo do processo de conscientização é o pensamento.
A atividade de pensar confere ao homem "asas" para mover-se no mundo
e "raízes" para aprofundar-se na realidade."
Fonte: Wikipedia
Enquanto o dogma limita e impede o debate, o contraditório, a divergência, o pensamento é a verdadeira expressão de liberdade. Assim sendo, abrem-se as portas para o questionamento, e é possível fundamentar hipóteses e teorias que levam à realidade.
CONTRADIÇÃO
Como opositor ferrenho do conceito e prática de qualquer dogma, seja ele filosófico (o que é impossível para dogmáticos), devemos ser enfáticos. Sobretudo, e principalmente, se o dogma é religioso ou político, fica fácil mostrar que carregam muitas contradições.
Qualquer pessoa que se dispõe a pensar, a exercer o pensamento ou qualquer de seus sinônimos, fará questionamentos básicos a qualquer dogma. Certamente, os praticantes e seguidores da ausência do pensamento, não formulam argumentos. Desse modo, são apenas agentes da reprodução do que seus líderes e pseudoepistemólogos mandam reproduzir.
O país virou uma nação de dogmáticos e exercer o pensamento e tentar o debate virou crime lesa-pátria. Surpreendentemente, é assustador o que as pessoas repetem como robôs, quando a "realidade" da inteligência artificial (IA) é mais capaz.
INCERTEZAS
Enfim, devemos defender a oportunidade de pensar, o que nos torna muito mais capazes em qualquer circunstância. Desta forma, pode ser fácil, mas, ao mesmo tempo difícil e quase impossível travar debates em ambientes hostis. Em outras palavras, vivemos tempos sombrios onde uma fake news ou acusação ganha mais "likes" do que qualquer fundamentação. Como se não bastasse, uma mentira torna-se viral e difícil de ter uma refutação a contento.
As eleições, de conclusão recente, mostraram que cada cidadão de "bem", tem opinião formada, não se interessa por fatos e nem pela opinião divergente. Estes cidadãos, inebriados por dogmas, falsos profetas, oportunistas políticos (eis um pleonasmo redundante !) não conseguirão ter a capacidade de pensamento nunca.
Tenho muito medo do que estar por vir, especialmente pelo fato de que a preguiça mental domina as redes sociais e mídias digitais. A demonstração nas redes sociais do diversionismo, confunde-se com a capacidade de pensamento e reflexão. Certamente, estes tempos modernos demonstram que conscientização e livre pensar não estão no mesmo diapasão.
CONSCIENTZAÇÃO
Desse modo, tentar ensinar alguém a ficar mais consciente é uma abordagem nobre, mas inútil. Na realidade, as tentativas são limitantes, paternalistas e frustrantes. A consciência verdadeira não surge por imposição ou sugestionamentos, isso é coisa do marketing. A conscientização deve emergir do processo natural de reflexão e questionamento pessoal.
Faz parte do processo de conscientização, a promoção do livre pensar, pois é esse processo que conduz ao aumento da liberdade mental.
O livre pensar é, em suma, a capacidade de questionar, refletir e formar opiniões independentes, sem a influência de dogmas ou preconceitos. Quando incentivamos o livre pensar, proporcionamos às pessoas as ferramentas necessárias para explorar suas próprias mentes. Desta forma, é possível desenvolver uma compreensão melhor de si mesmas e do mundo ao seu redor. Assim sendo, é possível criar um ambiente onde a consciência pode florescer de forma orgânica e genuína.
Ao estimular o livre pensar, encorajamos as pessoas a desafiarem suas próprias suposições, a analisarem criticamente as informações que recebem. Quando alguém adota uma postura crítica e reflexiva, vai compreender as complexidades das questões sociais, éticas e políticas. O que vai fazer com os resultados do livre pensar pode ser um simulacro de livre arbítrio.
Além disso, a liberdade de pensamento está intrinsecamente ligada à liberdade individual na sociedade. Quando as pessoas pensam por si mesmas, elas também ganham a capacidade de tomar decisões autônomas. Isso leva a uma maior responsabilidade pessoal e coletiva, fortalecendo a noção de cidadania ativa e participativa.
FIM DO MUNDO
Portanto, em vez de tentar ensinar alguém a ser mais consciente, devemos nos concentrar em fomentar o livre pensar. É através deste processo que as pessoas inevitavelmente desenvolvem uma consciência mais profunda e uma liberdade mais plena. A verdadeira transformação não vem de doutrinação, mas da emancipação do pensamento e da busca contínua por conhecimento e compreensão.
O livre pensar não é e nunca foi somente "pensar", o mundo acabou em 2012 e ainda não nos demos conta que nunca fomos livres.
P. S.
(1) "O Livre Pensar - Pensamento x Dogma" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2016/12/05/o-livre-pensar-pensamento-x-dogma/
(1) "Dogma x Pensamento" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2016/11/27/dogma-x-pensamento/
(*) Revisado e atualizado em novembro de 2024