O MUNDO É MELHOR COM OS LIVROS
Uma obra literária tem a capacidade criativa e especial de transformar vidas, tanto para o crescimento e o realce do bem ou, infelizmente, quanto para o alarde do mal. No universo da fantasia, da sabedoria, do conhecimento e da ciência escondidos nos livros encontramos milhares, senão milhões de informações por demais úteis e necessárias para alimentar mentes e corações.
Na literatura estão a experiência, a sabedoria, a inteligência, a criatividade, a imaginação, os sonhos, os devaneios, o êxtases e as agonias de seus autores. Esse cabedal de saberes jorra direto das páginas dos compêndios para o consciente e subconsciente, de forma a moldar, aperfeiçoar, causar mudanças comportamentais e remodelar as ideias dos leitores.
Nem quero imaginar o que seria da humanidade sem os livros e seus escritores, mas decerto faltaria direcionamento aos melhores horizontes, careceríamos de pontos de partida, teríamos fome de aprender e ser guiados por aqueles cuja capacidade de ensinar jamais se mostra completa somente pela tradição oral. Nas leituras acontece a fixação do conhecimento que norteará os passos dos que buscam o foco ideal para sua vida.
Todas as crianças precisam ser incentivadas ao encanto que flui do folhear dos livros, abrir-se ao mundo das letras, apreciar os momentos inesquecíveis de ler ótimos livros deleitando-se com eles. Nenhuma nação sobrevive sem escritores, poetas, filósofos e a produção de seus excelentes trabalhos expostos nas livrarias e lidos em casa, nas escolas e nas bibliotecas. O pensamento amofina, a inteligência atrofia, a visão de mundo é tosca se não há a leitura de livros a mancheia dia após dia.