CRÔN ICAS - UMA SUGESTÃO AO GOVERNADOR EDUARDO LEITE...?!

CRÔNICAS – UMA SUGESTÃO AO GOVERNADOR EDUARDO LEITE...

Como já atuei em construção civil, e também como Gerente de Obras, pela Soldatec na Construção de CIEP´s no Estado do Rio de Janeiro nos anos de 1986 a 1988, com mais de 20 deles, tanto na cidade do Rio de Janeiro, e demais municípios de Miguel Pereira, Resende e Itatiaia, Barra Mansa!!!

Bem como atuando em montagem de estruturas metálicas em prédios fabris de 4 andares da Invista, fabrica de Lycra em Paulínia, e demais atuações em Obras civis, onde a nossa obrigação é fazer corretamente para evitar problemas principalmente em construções de obras civis que são moradias da população com obras baratas e que tais materiais utilizados não condiz nem com a qualidade e nem com a segurança pessoal dos moradores, principalmente em obras de periferia que nem sempre tem um engenheiro responsável pelo projeto...

Atuei pela CEMSA como engenheiro responsável pelos procedimentos civis para a Petrobrás de Manaus ( REMAN), onde foram 85 procedimentos para atender tal execução civil da Refinaria de Manaus, em que tais procedimentos são a maneira correta de se construir seguindo normas e baseados na ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e demais normas já utilizadas na Petrobras costumeiramente baseadas nas normas estrangeiras de longa data e adequação aos materiais de primeira qualidade pois estamos falando em Refinaria de Petróleo que trabalha com materiais inflamáveis...

Sugeri que nessa condição atual do Governo do Rio Grande do Sul, devido a urgência das moradias para atender 485 municípios atingidos com as inundações e que 380.000 riograndenses estão abrigados em escolas ou igrejas ou até mesmo em casa de parentes e amigos até que o Governo faça tais casas para todos de forma segura e local realmente livre de inundações e jamais reconstruir nos locais que houveram tais perdas inclusive de vidas humanas e animais tanto de estimação ou demais bovinos e suínos que a maioria foi pega de surpresa pois em menos de 10 horas segundo os próprios gaúchos era apenas um GAROÃO.. e jamais esperavam tal inundação tal qual ocorreu em 1941 quando 3 comportas foram abertas ao mesmo tempo!!!

Possivelmente desta vez o mesmo ocorreu de novo devido o temos de que as chuvas torrenciais rompessem as mesmas e dessa vez foram 10 comportas na região acima de Guaíba e com a Lagoa dos Patos sem condições de vazão do excesso das águas ... as mesmas suplantaram as barreiras de 3,0 metros já previstas anteriormente como prevenção mas que não foi suficiente para um mar de água e lama de 4,65 invadindo várias cidades dos vale dos Sinos, e hoje Pelotas a margem da Lagoa dos Patos...

A sugestão encaminhada ao Governador seria de que pudéssemos construir prédios modulares de 4 andares que nas grandes cidades depois de estacas raiz com alicerce são construídos prédios de mais de 20 andares em menos de seis meses e que tais prédios de 4 andares sem elevadores e sem a necessidade de estacas raízes e com alicerce simples poderão sustentar prédios modulares montados em região alta longe dessas inundações e de forma que cada prédio possa ter 8 apartamentos de um lado e mais 8 de outro lado do corredor, e dariam assim 16 apartamentos por andar de 42 m² e outros 8 de 84 m² onde os dois prédios usam a mesma escadaria externa duas a duas interligando 4 ou 8 prédios de acordo com a quadra e com estacionamento interno e lazer também interno nessa quadra evitando que crianças brinquem na rua e possam ser atropelados, com 100 prédios desses com 6400 apartamentos disponíveis dos quais 3000 para vender e 3400 para serem doados a quem tudo perdeu durante as enchentes... as empresas já existem em toda região Sul e Sudeste, e com total apoio dos governos regionais RS será de novo o mesmo ou melhor ainda !!!

Tais prédios que sejam doados ao que tudo perderam tenham a carência de 10 anos para pagarem posteriormente o IPTU, e os materiais pagos pelo governo, bem como as empresas construtoras possam construir a metade delas para venda pelo sistema Minha casa minha vida ou Casa Verde Amarela onde totalmente financiada pelos bancos privados com a garantia do Governo Estadual, pois nada podemos esperar o governo Federal que com as desculpas costumeiras ocorrerá tal qual as 300 famílias de Jaboatão dos Guararapes em Pernambucos em teve a inundação em 2002 e o excelentíssimo Presidente atual na sua primeira gestão prometeu fazer as casas em 2003 quando foi eleito mas mesmo em sua segunda gestão em 2007 ainda as mesmas nem tinha sido construídas mas a verba já tinha sumido!!!

Não duvido que tudo isso aconteça de novo, assim sugeri que os estados mais ricos tais como SC, PR, SP, MG e MS possam bancar com os materiais necessários e o financiamento aos que vão comprar e as empresas constroem metade e doa a quem perdeu tudo e a outra metade seja vendida a quem possa interessar e assim as empresas construtoras terão interesse em ganhar também e não farão corpo mole e em menos de 6 meses esses prédios modulares estarão prontos para que possam residir todos os desabrigados e os demais que buscam moradias e que moram atualmente de aluguel...

Acredito que possamos resolver tal problema com uma só cajadada além que oferecer garantias as empresas que atuam sem tal necessidade de aviltar o preço ou superfaturar, pois será uma proposta de quem tem interesse de participar dessa proposta em que todos terão retorno e os governos serão devidamente recompensados, pois durante a construção os profissionais que estão aguardando trabalho poderão estar trabalhando nos estados que estão contribuindo para que tal projeto por seis meses ou anos muitos desses profissionais irão aprender novos projetos em outros estados e voltarão ao Rio Grande do Sul em breve e continuar a sua vida profissional e morando dignamente sem perigo de novas inundações!!!

Me prontifiquei até mesmo de colaborar nessa construção se precisar dos meus serviços como engenheiro atuando na fiscalização pois já fui gerente da Qualidade, Segurança e Meio Ambiente durante mais de 30 anos atuando em todo o Brasil inclusive já estive no RS na construção da Termelétrica de Uruguaiana de 600 Megawatts!!!

Nota do autor:- Temos a chance de tudo em menos de 2 anos e com certeza podemos ter a certeza de que tudo isso não é apenas um sonho mas uma realidade possível que com mão de obra interessada tudo será maravilhoso sem acidente !!!

IVANHOÉ e E IVAN O TERRÍVEL MEU ALTER EGO!!!
Enviado por IVANHOÉ em 01/06/2024
Código do texto: T8076396
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.