Aquele Pedaço de Pão

Naquela manhã de sol tímido, um pedaço de pão repousava na mesa da cozinha. Era um pedaço de pão simples, nada que se destacasse à primeira vista. Mas, como todos os pedaços de pão, carregava consigo histórias e memórias que só a sensibilidade pode revelar.

A massa dourada e ligeiramente crocante na superfície contava a história de uma padaria de bairro, onde o padeiro, seu João, acordava ainda de madrugada para misturar a farinha, a água, o fermento e o sal. Seu João tinha mãos que conheciam o segredo do tempo, sabiam a temperatura exata para deixar o pão crescer sem pressa, como tudo que merece ser saboreado na vida.

Aquele pedaço de pão tinha visto a luz do dia através da vitrine da padaria, observando o movimento das manhãs, as crianças a caminho da escola, os idosos na caminhada matinal e os apressados executivos correndo contra o relógio. Ao ser comprado, foi cuidadosamente embalado por dona Maria, que já conhecia os gostos dos clientes mais fiéis e sempre deixava um sorriso de brinde em cada embalagem.

De volta à cozinha, o pedaço de pão havia sido companheiro de um café solitário. Alguém o havia molhado no leite quente, talvez lembrando de um tempo em que os cafés eram mais animados, rodeados de risadas e conversas. Na quietude daquela manhã, ele testemunhou reflexões e devaneios, lembranças de um amor passado ou esperanças de um futuro melhor.

Esse pão, agora meio mastigado, também fazia parte das aventuras de um cachorro travesso, que saltou na cadeira e abocanhou um pedaço, fugindo alegremente para debaixo da mesa. O riso infantil que ecoou pela casa misturava-se com os latidos do cão, compondo uma sinfonia doméstica que só as casas felizes sabem tocar.

Quando, finalmente, o sol se fez mais presente, iluminando a cozinha, o pedaço de pão parecia brilhar. Como se quisesse mostrar que, em sua simplicidade, havia um pouco de magia. A magia das pequenas coisas, das rotinas que formam a vida, dos momentos que, embora pareçam comuns, guardam a beleza do cotidiano.

E assim, aquele pedaço de pão, que para muitos poderia ser apenas um resto, mostrou-se uma ponte para o passado, um companheiro do presente e um sinal de que, por mais simples que algo possa parecer, sempre há histórias esperando para serem contadas.

Tony Monteiro
Enviado por Tony Monteiro em 01/06/2024
Código do texto: T8076353
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.